Chegou na sala grande, Seu!
Essa questão já começou a mobilizar os senhores senadores, que deram uma parada por conta da crise das chuvas que parece se complicar no lugar de melhorar.
Ontem, o pessoal do chamada mercado financeiro teve que acordar com notícias de que os juros da selic não vão baixar por conta do aumento da inflação na cesta básica que depende das chuvas e seus estragos. Ora bolas, agora querem colocar a culpa nas chuvas para os juros de Palocci virarem a melhor coisa do mundo! Bem, mais um motivo para colocar nossa questão periférica no centro da grande sala e da Casa Grande.
O Presidente Lula deu uma demonstração em seu programa de rádio que deve passar para o ministro José Dirceu os assuntos da administração federal. Ele disse que já estava vendo a liberação do FGTS para construção de residências populares aos desabrigados. Ora bolas, como é que o Presidente vem com essa de usar dinheiro das próprias pessoas com vista a resolver um problema que constitucionalmente deve ser resolvido pelo poder público, em especial pela União, pelo Governo Federal?!
Foi ou não foi infeliz?!
Parece óbvio. Alguns senadores criticaram a fala presidencial mas usaram o argumento de que os alagados, em sua maioria, seriam desempregados. Essa questão é a de fato, mas tem a de direito que parece mais sonora pois vem de um chefe de estado! A sai justa presidencial se acentua pois surge evidente que a liberação de mais recursos, a partir de um natural atenção aos orçamentos que não se cumprem, como já foi sugerido pelos nordestinos em seu último encontro com autoridades da Integração ? vem a ser a melhor saída. Ora bolas, a maioria dos estragos nas áreas alagadas teriam tido menor impacto se, de fato, o governo federal cumprisse as obras de infraestrutura nessas áreas. È verdade, e é bom dizer , que mesmo que essas obras tivessem sido feitas os estragos existiriam. O que não está dando para engolir é essa de que o problema de todos, inclusive de nossa solidariedade. Não é bem assim!
A questão deve ser melhor vista pelo Planalto. Estamos à beira de uma eleição municipal e as chuvas no Nordeste poderão continuar intensas por todo o ano visto que o nosso chamado inverno é diferente em várias regiões do próprio Nordeste.
Bom dia, nordestinos e nordestinas.
PONTUANDO
O acordo para acalmar o PMDB nessa questão dos Correios está saindo o que garantiria a indicação do ex-ministro João Henrique. Acalmaria o PP e o presidente José Sarney, que teme a influência de Geddel Vieira Lima em área que não gostaria que tivesse.
O ex-senador e assessor especial da Casa Civil, ligadíssimo ao presidente do Senado, Francisco Escórcio, deverá ser diretor dos Correios, assim como o ex-deputado Benedito Domingos(PP-DF).
Tudo deve se resolver até o carnaval. O que está chamando atenção é a postura do ministro Eunício Oliveira(CE) que anda peitando gente que anda danado, Seu!
E os senadores que queriam ser recebidos por Lula por conta da paralisação na recriação da Sudene, heim!?
Nota de Rodapé: Até que enfim, Seu!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]