Prodetur II
Bahia e Rio Grande do Norte teriam recibo sinal verde do Banco Mundial.
Publicado em
(Brasília-DF,21/01/2004) Os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte são os mais preparados, atualmente, para receber os investimentos do Banco Mundial(Bird) para o Prodetur II. Eles teriam recebido a sinalização durante a reunião hoje,21, entre os técnicos do Ministério da Fazenda, do próprio Bird e do Banco do Nordeste, BNB, representado pelo diretor de Gestão e Controle, Pedro Eugênio. O início da segunda fase do programa operado pelo Banco do Nordeste, que investe em infraestrutura turística no Nordeste brasileiro, vem sendo pautado e colocado como prioridade pelos governadores daquela região, como pôde ser observado ao longo das reuniões de chefes do executivo por todo o ano de 2.003. No último encontro dos governadores, em João Pessoa, esse assunto foi prioridade neste ao de 2.004.
O diretor do BNB, Pedro Eugênio, disse à reportagem do Politicareal que as reuniões que definiram os programas elegíveis do Prodetur, com o Bird, favorecem os da Bahia e do Rio Grande do Norte, porém, não impede que outros estados se habilitem. Eles estariam mais adiantados, garante Eugênio.
PROCEDIMENTO Pedro Eugênio informou que alguns procedimentos são, ainda, exigidos para a consecução do objetivo dos estados. Seria necessário que a Secretaria Nacional do Tesouro do Ministério da Fazenda faça uma análise da capacidade de endividamento desses estados para que os projetos elegidos(sic) sejam novamente analisados pelo Banco Mundial. Pedro Eugênio, informado que o secretário do Tesouro, Joaquim Levy, estava fora do país, em Paris, participando de reunião da OCDE - disse que este procedimento de análise da capacidade de endividamento dos estados já estariam sendo investigados pela STN.
( por Genésio Araújo Junior)