31 de julho de 2025

Um ano: ele e o Nordeste

Publicado em
Ontem, o Presidente Lula da Silva recebeu os políticos no Palácio do Planalto para fazer um balanço de seu primeiro ano de Governo.

Ele se apresentou para um público majoritariamente amigo, simpático, o que fez em seu primeiro ano. A maioria dos líderes que lhe davam maior atenção era de nordestinos, apesar do Governo ser destacadamente movido por máximas paulistanas e internacionais São as velhas contradições da Nova República, que vem, óbvio desde Sarney; mesmo tendo governantes com origens acima do paralelo 20º tem-se intensas dificuldades para fazer essa gente morena e indigente mais feliz do que era antes da chegada dos tais.

Bem, não vai aí crítica fácil, até porque nada é fácil, porém não resta dúvida que balança nossos totens de certezas! Ora bolas, se um nordestino não pode ajudar a melhorar o que esperar?! Não dá para resolver tudo numa penada, disse alguém poraí. Não resta dúvida que impressiona o desempenho do presidente Lula nas pesquisas, comparável a FH em dias de Plano Real, intocável. Este ano foi um dos piores dos últimos tempos. Nada parecia se aproveitar neste ano, a não ser que continuamos vivos o que, lembrando o poeta, é admirável.

Lula, de fato, é um sucesso, desses que merece muito mais que uma lupa para entender, compreender! O Governo está uma droguinha e ele flana. Ele insistiu em divulgar, o que é verdadeiro, que este Governo investiu muito em saneamento, no atendimento dos mais pobres, por conseguinte em saúde. È verdade também que a máquina do seu Governo, a exceção de uma ou outra pasta, como Minas e Energia, Casa Civil e a própria Fazenda - foi bem ruizinha. Bem, e ele se mantém, Seu! A Secretaria de Imprensa não consegue contar tudo o que se faz neste governo ou o que é sonoro, a não ser vender Lula, que, se destaque, é produto que se vende por si! Basta colocar na prateleira. Quanto ao Nordeste?!

Bem, o Nordeste praticamente não teve o que pediu. Pediu recursos para obras estruturantes - não teve. O mesmo se deu na questão de uma nova refinaria de petróleo e na recriação da Sudene. Teve algumas vitórias, como o compromisso para a transposição de águas para o semi-árido com revitalização do São Francisco e a destinação de recursos do BNDES, obrigatoriamente, para os estados das regiões menos desenvolvidas, que, lembre-se , vem a ser uma iniciativa das oposições, la no Senado.

Lula de fato é um danado. ( Quase)Nada dá e tudo consegue.

Boa sexta de todas as maciotas. PONTUANDO

Lula anda apaixonado pelo Parnaíba! Falo do povo que tem ligações com ele.

Dizem que se não fosse ter Sarney como aliado a vida dele não estaria fácil. O outro símbolo seria o Piauí de Wellington Dias com sua Guaribas!

Lula ainda não conseguiu acabar com a probeza dos dois estados ligados pelo Parnaíba, mas que as imagens estão fazendo sucesso lá isso estão.

Lula, antes de ontem, gastou um tempão lembrando o sucesso das ações de saneamento e oferecimento de água tratada em Guaribas. Ontem, Sarney participando do balanço anual parecia até um amuleto, Seu!

Quem conhece Codó que o diga, heim!?

Estarei nessa sexta em São José dos Campos, em São Paulo, acompanhando grupo de deputados nordestinos que vão ao Inpe, do Ministério da Aeronáutica. A pauta seria a qualidade do tempo e das chuvas, em 2.004. Como se diz aí em cima: a quadra invernosa!

Nota de Rodapé: Bom fim de semana a todos.

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]