Nada como dias e horas!
Não custa lembrar que no ano passado revelou-se que o Maranhão seria a terra mais pobre e indigente do País. Independente da força dos números, e eles falam à rouquidão, seria tolice negar que tal revelação não tinha interesses políticos. Jogaram o percurso da então candidata ao Senado, Roseana Sarney(PFL), no lixo, como se dela nada valesse. Pois bem, em pouco tempo o Maranhão voltou a ser referência de poder, competência, aglutinação e experiência. O Novo Poder(sic) que trabalha no Planalto e mora no Alvorada decidiu adiar um acordo com o PMDB, só porque queria colocar um maranhense em sua empada.
José Sarney, que era o retrato em branco e preto, lembrando Wilde, do atraso e do passado, como pintaram os modernosos tucanos, passou a ser puro estofo. A tal riqueza das palavras para justificar competência. Esse percurso não parou aí. O senador Edison Lobão(PFL-MA), vice-presidente nacional de seu Partido, passou a ocupar a mais importante Comissão do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, o que, trocando em miúdos, falando em língua de gente, vem a ser o cérebro que comanda as principais discussões nacionais - passados 15 anos da promulgação da Constituição de 1.988.
Bem, os maranhenses, pelo jeito não são de se jogar fora Em verdade, não foram quatro meses que mudaram a história, mas a história que mudou os meses. O que está em questão é uma nova e velha verdade que não é só maranhense, mas nordestina. O que fazer para o prestígio pessoal de seus líderes se transformar num prestígio social da gente que eles representam!?
As entrevistas concedidas pelo senador Lobão e o governador do Piauí, Wellington Dias(PT), oportunidade em que eles falam sobre a cultura política do Alto Parnaíba e dos dois Estados, unidos pelo ?Velho Monge?, cuidam um pouco disso. Os homens e mulheres públicas começam a se convencer que o futuro dos estados nordestinos, e do Maranhão em particular, seja unido ou dividido, depende, e muito, de uma visão complementar de desenvolvimento. Não dá para querer que cada Estado da Federação seja visto como um país isolado. Talvez seja esse, mais que tudo, o grande equívoco dos últimos anos, até porque para julgar o presente é bom ver o que foi feito, esforçado, no passado.
O novo jornal, ?Diário do Maranhão?, que terá nossa colaboração habitual, inclusive com matérias produzidas pela equipe coordenada por mim, da agência Politicareal, deverá ,inexoravelmente, buscar revelar para os leitores o que já se trabalha nesse sentido. Um Maranhão menos injusto.
Uma coisa parece nítida, independente dos lados em questão, os líderes estão convencidos que algo deve ser feito, e logo!
Bom dia e boa semana.
PONTUANDO
A agência Politicareal está preparando uma série de matérias para os dias de recesso parlamentar, em Brasília. O perfil dos parlamentares nordestinos, entrevistas com nordestinos que comandaram importantes comissões, tanto na Câmara com no Senado, assim como participações nos Plenários e mais , muito mais.
Deveremos editar, também, e aí só no site( ou sítio) da Agência, as contradições do Partido dos Trabalhadores publicados em vários jornais brasileiros.
Essa é boa. O PMDB que se cuide. O PT está montando uma estratégia para atingir as movimentações do PFL oposicionista na Câmara. O arranjo atingiria as pretensões do líder José Carlos Aleluia(BA) de se manter onde está. É bom lembrar que dos 66 pefelistas, 32 parlamentares vêm votando com o Governo.
O PFL maranhense vêm votando com as teses do Governo. Resta saber quem vai se credenciar a bater chapa, em fevereiro, com os pefelistas radicais?! Zequinha agora é verde, ACM Neto seria um abuso. Resta aguardar.
Essa é para os cearenses. Na terça,09, será lançado o selo dos 150 anos( sesquicentenário) do historiador Capistrano de Abreu. Quem está convidando é o presidente João Paulo(PT-SP). A iniciativa contará com a presença do ministro Miro Teixeida, das Comunicações. Quem organizou a coisa na Câmara foi o deputado Roberto Pessoa(PL-CE), coordenador da Bancada do Nordeste.
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]