• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de maio de 2024 20:50:56
Em Tempo Real
  • 15/05/2024 06h47

    Governadores do Nordeste participam do World Hydrogen 2024 e discutem potencial energético da Região assim como transição energética com empresas belgas

    Veja mais
    Foto: Daniela Luquini/Consórcio Nordeste/ Apex Brasil

    Governadores do Nordeste e presidente da SUDENE e momento da Missão Internacional

    ( Publicada originalmente às 20h00 do dia 14/05/2024) 

    Com agências.

    (Brasília-DF, 15/05/2024)  Uma comitiva de governadores do Nordeste estão desde essa segunda-feira, 13, na Europa para Missão Internacional do Consórcio Nordeste com reuniões e encontros bilaterais em Roterdã, na Holanda. O objetivo foi prospectar parcerias e futuros projetos para reforçar o papel do Nordeste Brasileiro como líder no processo de transição energética no país.

    O dia das autoridades nordestinas começou com uma reunião envolvendo a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV). Durante as discussões, foram apresentadas as potencialidades do Nordeste e discutidas formas de ampliar os investimentos em energias renováveis para a região. O encontro contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e dos governadores Paulo Dantas (AL), Jerônimo Rodrigues (BA), Rafael Fonteles (PI), Fábio Mitidieri (SE) e so vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria Especial da Governadora Raquel Lyra e Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

    Em seguida, a comitiva do Nordeste seguiu para conhecer as principais tendências em desenvolvimento sustentável e energias renováveis, no World Hydrogen 2024, que está sendo realizado em Roterdã, e é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.

    Cada estado do Nordeste também participou de reuniões bilaterais para discutir parcerias importantes para o desenvolvimento de políticas ambientais para a região.

    "As potencialidades em energias renováveis e hidrogênio verde estão sendo apresentadas a novos investidores. A ideia é que possamos atrair cada vez mais investimentos para a região e, assim, liderar o processo de transição energética no Brasil. O Nordeste é pioneiro quando o assunto são energias renováveis e essa Missão Internacional está sendo uma grande oportunidade de ampliarmos cada vez mais essa nossa tendência", destacou Fatima Bezerra.

    Ao longo do dia, os integrantes do Consórcio Nordeste participaram da apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Greenport Partnership e tiveram encontro com a empresa HY-5 para discutir estratégias de produção de hidrogênio desenvolvidas no Norte da Alemanha, último destino da Missão Internacional do Consórcio Nordeste, nesta semana.

     

    "Outra discussão importante que estamos tendo com diversos players é a questão da produção e exportação. Temos portos importantíssimos na região Nordeste, como Suape (PE) e Pecém (CE), por exemplo, é com investimentos de ponta, conseguiremos nos tornar grandes des produtores desta fonte de energia verde. Muitas empresas têm se interessado e começado a investir na produção de hidrogênio verde nos estado do Nordeste. E queremos ampliar mais isso", acrescentou a presidenta do Consórcio Nordeste.

    O governador do Piauí, Rafael Fonteles, representou o Consórcio Nordeste na Sessão Brasil durante o painel “Hydrogen Horizons: Navigating Current Realities, Exploring Future Frontiers in Brazil” (Horizontes do Hidrogênio: Navegando pelas Realidades Atuais, Explorando as Fronteiras do Futuro no Brasil), no World Hydrogen 2024 summit & Exhibition.

    O painel teve por objetivo apresentar planos de investimento em Hidrogênio Verde para os próximos anos. O governador do Piauí Rafael Fonteles ressaltou os potenciais e desafios para a indústria de Hidrogênio Verde no Brasil. "O Nordeste é a região mais propícia para ser a maior produtora de hidrogênio verde do mundo, fazendo com que a transição energética e a descarbonização da economia se tornem realidade. A nossa meta é seguir apresentando a região para o mundo e atrair investidores e empreendedores que apostam em nosso potencial", destacou Fonteles. A participação no painel veio através de convite da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

    O dia de atividades foi encerrado com um almoço oferecido pela ApexBrasil.

    De Roterdã, a comitiva do Consórcio segue para Bruxelas, na Bélgica, onde tem agenda com representantes do Governo Belga. Como destaque, a apresentação de projetos pelo Governo Belga envolvendo energia verde e sustentabilidade, e reunião com o vice-presidente-executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Comissário Maroš Šefčovič.

    De Bruxelas, a Missão segue para Berlim, última parada de seus integrantes, onde, entre as atividades, será realizado o Seminário "Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities", dentre outras atividades.

    Estiveram presentes nas agendas deste segundo dia, a presidenta do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; os governadores Paulo Dantas (AL); Jerônimo Rodrigues (BA); Elmano de Freitas (CE); Rafael Fonteles (PI); Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria Especial da Governadora Raquel Lyra e Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

    Confira a agenda desta quarta-feira da II Missão Internacional:

     

    9h - Visita técnica ao Porto de Antuérpia

     

    10h - Reunião com o Governo Belga para apresentação do Consórcio Nordeste e apresentação dos planos de H2V para atração de investimentos

    14h/14h30 - Reunião com o vice-presidente-executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Comissário Maroš Šefčovič (Berlaymont).

    14h45/15h15 - Reunião com a Comissária para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen (Berlaymont)

    15h30/17h - Reunião ampliada com representantes das Direções Gerais da Comissão, estados membros e de empresas

    18h - Coquetel oferecido pela Missão do Brasil junto à UE e pela Embaixada do Brasil junto ao Reino da Bélgica e Luxemburgo ao Reino da Bélgica e Luxemburgo.

    ( da redação com informações de assessorias e do Consórcio Nordeste. Edição: Politica Real.


Vídeos
publicidade