• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 03:41:32
Em Tempo Real
  • 21/02/2024 06h33

    Dias Toffoli, atendendo pedido da OAB, determina retirada de conversas de advogado e um dos investigados no caso da agressão ao ministro Alexandre de Moraes

    Veja mais
    Foto: Gustavo Moreno-SCO-STF

    Dias Toffoli decidiu

    ( Publicada originalmente às 11h 35 do dia 20/02/2024)

    (Brasília-DF, 21/02/2024) Em decisão dessa segunda-feira, 19, mas divulgada hoje, 20, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a exclusão das transcrições de conversas mantidas entre advogado e um dos investigados dos autos do inquérito que apura ofensas e agressões contra o ministro Alexandre de Moraes e sua família.

    Na decisão tomada no Inquérito (INQ) 4940, o ministro atendeu a pedido da defesa dos investigados e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Toffoli avaliou que as comunicações travadas entre o advogado e seu cliente se encontram no âmbito do exercício do direito de defesa. Ele lembrou que, de acordo com a jurisprudência do Supremo, é inviolável o sigilo entre o advogado e seu cliente, salvo quando revelarem indícios de prática criminosa, o que, a seu ver, não se constata nos autos.

    O ministro também decretou o sigilo provisório dos autos até que sejam excluídas as transcrições de diálogos e os prints de imagens relacionada às comunicações com a defesa.

    Veja o trecho final da decisão:

    Nesse contexto, acolhendo os pedidos dos eDocs. 84 e 86, determino sejam excluídas do presente procedimento as transcrições de diálogos e os prints de imagens, notadamente, o item “III.1.1 - DAS TRATATIVAS DE ROBERTO COM SEU ADVOGADO, RALPH TÓRTIMA” da “Informação de Polícia Judiciária nº 005/23-DIP” constante no eDoc. 83, com a urgência que a situação impõe.

    Para tanto, devem ser retiradas tais comunicações, no caso de estarem em mídias ou documentos autônomos dos autos E tarjadas quando incorporadas a texto, como ocorre no caso do item “III.1.1 - DAS TRATATIVAS DE ROBERTO COM SEU ADVOGADO, RALPH TÓRTIMA” constante da “Informação de Polícia Judiciária nº 005/23-DIP” juntada no eDoc. 83.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     


Vídeos
publicidade