Presidente Lula cumpre agenda pessoal no Egito, ao lado de Janja da Silva, agradece apoio dos egípcios para recuperação do Museu Nacional que pegou fogo em 2018
Veja mais
( Publiciada originalmente às 16h 01 do dia 14/02/2024)
(Brasília-DF, 15/02/2024) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve agenda oficial nesta quarta-feira, 14, em seu primeiro dia no Egito. Ele que chegou ao Cairo, capital daquele país, pela manhã. Ele foi descansar em residência oficial do Governo do Egito e em seguida foi visitar a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, monumentos da humanidade. Lula fez relato, assim como a primeira dama, Janja da Silva, nas redes sociais e foram registradas fotos dessa agenda pessoal dos dois.
“Na visita ao Cairo, uma parada na Esfinge e nas Pirâmides de Gizé, esse grande sítio arqueológico da humanidade, erguido há milhares de anos. Também visitei um novo museu ao lado das pirâmides que será inaugurado e conversei sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu Nacional e seu acervo que pegou fogo em 2018.”, disse Lula.
A primeira dama Janja da Silva fez um relato sobre esse dia de agenda pessoal:
“Depois de mais de doze horas de viagem, desembarcamos na capital do Egito, Cairo, e fomos recepcionados pelo Governo do país com uma visita às Pirâmides de Gizé, Esfinge e ao Grande Museu Egípcio.
Acompanhados por Khaled El-Enany, ex-ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, vivenciamos uma grande aula de história da humanidade, com ênfase na importância da preservação e da memória cultura. Especialista da arte e história Egípcia, Khaled esteve recentemente no Rio de Janeiro visitando o Museu Nacional, que pegou fogo em 2018, e abrigava o maior acervo de Egiptologia da América Latina. Ele colocou toda sua experiência e conhecimento à disposição para recuperarmos o acervo do nosso Museu Nacional.”, disse.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr.)