Lula, no Dia dos Pais, planta baobá nos jardins do Alvorada como símbolo “de resistência, sabedoria e longevidade”; Flávio Bolsonaro reclama de não estar ao lado do pai , mas STF liberou a visita de 8 familiares do ex-presidente neste Dia dos Pais
Baobás são conhecidos como "a árvore da vida" ou "a árvore de cabeça para baixo" por suas formas e longevidade.
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 10/08/2025) No Dia dos Pais,10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou em suas redes sociais a plantação de uma baobá.
“Que a terra do Palácio da Alvorada, com todo o amor e cuidado que recebe, permita que o nosso baobá crie raízes profundas e atravesse séculos. Plantar essa muda, símbolo de resistência, sabedoria e longevidade, é plantar um pedaço de eternidade.”, disse
O baobá é famoso na África.
De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira vez em Madagascar, há 21 milhões de anos.
Suas sementes foram posteriormente transportadas por correntes oceânicas para a Austrália e para a África continental, evoluindo para espécies distintas.
Baobás são conhecidos como "a árvore da vida" ou "a árvore de cabeça para baixo" por suas formas e longevidade. As mudanças climáticas e o desmatamento generalizado estão colocando a existência delas em risco.
Os baobás são considerados umas das árvores mais notáveis do mundo, profundamente entrelaçadas com as culturas e tradições dos lugares onde existem.
Eles também são conhecidos como "mãe da floresta" na língua de Madagascar, a "árvore de cabeça para baixo" e "árvore da vida".
As árvores podem viver por milhares de anos, atingindo grandes dimensões e armazenando grandes quantidades de água em seus troncos para sobreviver durante secas.
Foi um baobá nascido em solo brasileiro (Natal, Rio Grande do Norte) que inspirou Saint Exupéry ao escrever “O pequeno príncipe” e no desenho das aquarelas. Neste livro, o baobá é visto como um iminente perigo ao minúsculo asteroide do protagonista, e razão pela qual ele necessita, urgentemente, de um carneiro que possa comer os baobás assim que brotarem do chão.
Não se tem notícia de que uma árvore dessa tenha sido plantada nos jardins do Palácio do Alvorada.
Nos últimos anos, a empresa Novacap, aqui de Brasília, que cuida das arvores tem derrubado as árvores africanas e até pinheiros, árvores do hemisfério norte. A empresa informou que tomou essa decisão para dar prioridade a árvores do cerrado.
Outro lado
Mais cedo o senador Flávio Bolsonaro(PL-RJ) lamentou não estar podendo estar com seu pai, Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar.
“Feliz Dia dos Pais a todos os pais do Brasil! Se puder, deixe aqui sua mensagem de apoio ao nosso presidente Jair Bolsonaro. Que Deus abençoe cada um de vocês!”, disse.
Ainda na quinta-feira, 08, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou oito familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro a visitá-lo neste domingo ,10, quando será comemorado o Dia dos Pais.
( da redação com redes sociais, Revista Pazes e BBC. Edição: Política Real )