• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 22:36:21
Em Tempo Real
  • 12/10/2021 07h31

    SABATINA PARA SUPREMO: Lewandowski decide que não cabe a Justiça obrigar que Davi Alcolumbre marque sabatina de Andre Mendonça; ele entende essa questão é como assunto do Senado

    Ele se manifestou em Mandado de Segurnça proposto pelos sendores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru
    Foto: Arquivo da Política Real

    Ricardo Lewandowski decidiu

    ( Publicada originalmente às 20h 00 do dia 11/10/2021)

    (Brasília-DF, 12/10/2021) As dificuldades para André Mendonça virar ministro da Suprema Corte não param.  Nesta segunda-feira, 11, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao Mandado de Segurança (MS) 38216, ajuizado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) obrigando que senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, determine hora e dia para para pautar a sabatina da indicação de André Mendonça para o STF.

    Segundo Lewandowski, além de se tratar de questão interna do Senado, os parlamentares não demonstraram qual direito líquido e certo teria sido violado, o que torna inviável a apreciação judicial do pedido.

    No Mandado de Segurança, os senadores alegavam que a omissão de Alcolumbre em convocar a sabatina do indicado seria contrária ao interesse público, “sobretudo por prejudicar o direito de todos à razoável duração do processo e à eficiência administrativa, em especial no tocante à prestação jurisdicional, além de afetar o equilíbrio entre os Poderes”.

    Regras dos poderes

    Lewandowski, em sua decisão,  observa que a Constituição estabelece o quórum necessário à aprovação do candidato indicado pelo presidente da República ao Supremo, mas não determina como se deve desenrolar esse procedimento no Senado Federal, o que ficou a cargo do Regimento Interno. Ele explica que, em observância ao princípio constitucional da separação dos poderes, a jurisprudência do STF é de que as decisões do Congresso Nacional fundamentadas em normas regimentais têm natureza interna corporis, o que inviabiliza sua revisão judicial.

    Quanto  ao poder de agenda das Casas Legislativas, o relator destacou que o STF já decidiu que o exercício dessa prerrogativa institucional está inserido exclusivamente no âmbito do respectivo regimento legislativo.

    Lewandowski destaca, ainda, que, para o ajuizamento de mandado de segurança, é necessário apresentar fatos incontroversos, constatáveis imediatamente, mediante prova literal inequívoca, sobre o direito líquido e certo que teria sido violado, o que, em seu entendimento, não foi feito pelos parlamentares.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade