• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 15:24:17
Em Tempo Real
  • 29/07/2021 07h52

    John Kerry, enviado para o clima dos Estados Unidos, se reúne com governadores do Brasil; governadores do Nordeste se reúnem em Recife para tratar com embaixada da França e Agência Francesa de Desenvolvimento

    Evento em Recife seria consequência de tratativas do Consórcio Nordeste feitas ainda em 2019
    Foto: Arquivo da Política Real

    John Kerry terá reunião com governadores do Brasil

    ( Publicada originalmente às 11h 14 do dia 28/07/2021) 

    ( reeditao) 

    (Brasília-DF, 29/07/2021)   Nesta sexta-feira, 30, os representantes do Forum dos Governadorees do Brasil vão se reunir de forma virtual com John Kerry, Enviado especial do Meio Ambiente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O evento se realizará a partir das 17 horas e terá a participação dos Wellington Dias (PT-PI), Renato Casagrande (PSB-ES), João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Flávio Dino (PSB-MA).

    A reunião é consequência de uma carta enviada pelo governadores do Brasil em 14 de abril deste ano ao Presidente Joe Biden.  Nela, 21 governadores assinam “coalização de Governadores pelo Clima” se dispondo a desenvolver parceiras com os estados unidos da américa com o objetivo de "impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas".

    O governador  Wellington Dias, do Piauí, que é presidente do Consórcio Nordeste falou sobre a importância do encontro.

    “O presidente Joe Biden coloca à disposição para coordenar com outros 30 países essa pauta preocupada com as mudanças climáticas e o Nordeste brasileiro se soma às outras cinco regiões do Brasil e agora inovando com a criação de um instrumento que é um consórcio com as 27 unidades da federação e uma pauta comum na linha dos ativos verdes casado com sustentabilidade, gerar emprego para as comunidades que vivem nestas áreas de reservas no Brasil, e ainda a parte do saneamento resíduos sólidos. O objetivo é ter um projeto que de um lado olhe a responsabilidade que temos com a Amazônia, mas também com os outros biomas.”, disse. 

    Antes

    Já nesta quinta-feira, 29,  está agendado um evento presencial dos governadores do Consórcio Nordeste, no Palácio das Princesas, no Recife(PE), com o Embaixadora da França no Brasil , representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento.

    Este evento que será num almoço a partir das 12 hs é considerado pela assessoria do Consórcio Nordeste como uma retribuição, pois em 29 de julho de 2019, antes da pandemia do covid-19, os governadores do Nordeste assinaram uma carta de intenções com o ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França.  Os governadores do Nordeste estiveram em visita oficial na França entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019.

    “No dia 29 de julho nós teremos duas agendas muito importantes para o Brasil e especialmente para a região Nordeste. A primeira, o Consorcio Nordeste juntamente com a equipe técnica, os governadores com a embaixadora da França no Brasil, com a presença também do consulado na comemoração, aliás do aniversário da presença do consulado no Nordeste. Nós vamos tratar de uma pauta comum, uma pauta em que ela vai gerar parceria para a área do saneamento voltado para resíduos sólidos. Portanto, ela saúde e meio ambiente gerando emprego, e, a pauta relacionada ao turismo vinculado ao meio ambiente. Esta pauta ela terá a França, mas também a Comunidade Europeia como importantes parceiras aqui do Piauí e do Nordeste brasileiro.” , disse o governador Wellington Dias(PT), presidente do Consórcio Nordeste.

    A assessoria do Consórcio Nordeste diz que apesar da pandemia que travou muitas tratativas diversas ações já foram realizadas no âmbito da cooperação estabelecida entre a França e o Nordeste. A reunião terá como objetivo aprofundar a cooperação e explorar futuras possibilidades de colaboração.  Nesse sentido, após consultas realizadas entre a Embaixada da França, a AFD e as Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, cinco temas foram confirmados como prioritários para ações futuras: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. Ao final do evento, previsto para as 15h, será apresentada uma declaração conjunta colocando das ações desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade