• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 12:03:06
Em Tempo Real
  • 10/06/2021 07h46

    CPI DA PANDEMIA: Senadores aprovam convocação de Osmar Terra e auditor Costa Silva Marques

    Veja mais
    Foto: Montagem Política Real

    Osmar Terra e Costa e Silva foram convocados para CPI da Pandemia

    ( Publicada originalmente às 11h 00 do dia 09/06/2021) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 10/06/2021) A Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Pandemia no Senado nesta quarta-feira, 9, antes da oitiva do coronel Élcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, atualmente com cargo no Palácio do Planalto, deliberou sobre requerimentos pendentes para apreciação. O destaque de hoje foi a aprovação da convocação do deputado Osmar Terra(MDB-RS) e a negativa na convocação do delegado geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino. Foi aprovado  requerimento para convocar auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que teria produzido documento secreto.

    O senador Eduardo Girão( Podemos-CE), titular no colegiado, queria ouvir Maiurino sobre o suposto desvio de dinheiro da União para combate à pandemia em estados e municípios.

    O requerimento para ouvir Osmar Terra (MDB-RS) aprovado por maioria de votos destaca que em setembro de 2020, o deputado participou de encontro em que o “gabinete paralelo” defendeu uso de cloroquina e pôs em dúvida a eficácia de vacina contra coronavírus.

    Mais requerimentos

    Foi aprovado requerimento que busca esclarecer pontos do depoimento da oncologista Nise Yamaguchi. Ministério da Saúde deve informar eventuais contratos ou repasses de recursos para pessoas jurídicas que tenham a médica como sócia.

    A CPI aprovou pedido de informações às companhias Latam, Gol e Azul. Omar Aziz (PSD-AM) quer acesso a registros de voos realizados a Brasília pela médica Nise Yamaguchi e dois irmãos dela, Greici Yamaguchi e Charles Takahito

    O ex-secretário de Saúde do DF Francisco de Araújo Filho será convocado a depor. Ele foi denunciado por organização criminosa em suposto esquema de corrupção na compra de testes rápidos para detectar o novo coronavírus.

    O secretário de Comunicação Institucional da Presidência, Felipe Cruz Pedri, será convocado a depor. Para Renan Calheiros (MDB-AL), ele “tem, ou deveria ter, papel central nas ações de conscientização e informação da população”.

    Dois requerimentos aprovados convocam o auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele teria elaborado um “estudo paralelo” segundo o qual metade das mortes por covid-19 confirmadas pelos estados não teria ocorrido.

    Amanhã

    O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, adiou para esta quinta-feira,10, a votação de cinco requerimentos para a quebra de sigilos que estavam previstos para hoje. Entre os alvos estão o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o auditor do TCU Alexandre Marques

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

    .

     


Vídeos
publicidade