• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 15:23:25
Em Tempo Real
  • 20/11/2020 08h16

    ELEIÇÕES: Alexandre de Moraes vai comandar comissão que acompanhará trabalhos da PF que vai apurar ataques cibernéticos ao TSE, durante o 1º turno das eleições presidenciais

    Veja mais
    Foto: Reprodução TSE

    Alexandre de Moraes vai comandar comissão que vai acompanhar trabalhos da PF

    ( Publicada originalmente às 16h 54 do dia 19/11/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 20/11/2020). O ministro do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Alexandre de Moraes, foi designado nesta quinta-feira, 19, para comandar a comissão que vai acompanhar as investigações da Polícia Federal(PF) sobre ataques cibernéticos no 15 de outubro, primeiro turno da eleição municipal de 2020 , e outras ações coordenadas por parte de grupos criminosos para tentar deslegitimar o processo eleitoral.  A Comissão de Segurança Cibernética foi criada, também hoje,  pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

    A comissão também vai elaborar estudos sobre ações de prevenção e enfrentamento de ilícitos decorrentes da ação de hackers.

    Também integram a comissão o corregedor-geral do TSE, ministro Luis Felipe Salomão; o delegado federal Disney Rosseti, assessor Especial de Segurança Institucional do TSE; dois juízes auxiliares do TSE; e um representante da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) do TSE.

    A comissão leva em conta que, no dia do primeiro turno, ocorreram “incidentes em sistemas on-line do Tribunal Superior Eleitoral potencialmente decorrentes de ataques cibernéticos praticados de modo criminoso e mediante ação coordenada de grupo com a finalidade de prejudicar o processo eleitoral”.

    As investidas cibernéticas contra o TSE registradas no domingo da eleição não têm relação com o atraso de duas horas e meia na divulgação dos resultados da votação, mas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe).

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade