• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 10:22:21
Nordestinas
  • 24/06/2020 08h32

    Banco Central manda Visa e Mastercard suspenderem tratativas para transferências bancárias pelo WhatsApp

    Veja a íntegra da nota

    ( Publiada oiginalmente às 18h 30 do dia 23/06/2020) 

    (Brasília-DF, 24/06/2020) Já se especulava, desde quando surgiu a notícia de que operadoras de cartões poderiam usar o sistema de mensagens instantânea do WhatsApp para fazer transferências e pagamentos  que o sistema financeiro tradicional não iria deixar por menos.  Dito e feito. Neste final de tarde e início de noite, 23, o Banco Central divulgou nota em que determinou que as operadoras parem com a iniciativa até que a autoridade monetária tome nova decisão.

    O BC diz na nota que se forem levadas adiantes mais ações no sentido de faze valer o novo sistema haverá multa e processo administrativo. 

    Veja a nota:

    Nova solução de pagamentos depende de prévia autorização do BC

    No âmbito de suas atribuições de regulador e supervisor dos arranjos de pagamento no Brasil, o Banco Central (BC) determinou a Visa e Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas.

    A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.

    A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013. O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados.

    O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.

    Brasília, 23 de junho de 2020.

    Banco Central do Brasil

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade