• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 31 de maio de 2020 22:59:03
Nordestinas
  • 21/03/2020 12h13

    CORONAVIRUS: Rio de Janeiro confirma terceira morte; barcas e trens estão suspensos neste sábado, mas ficarão acessíveis com restrição

    Veja mais dados
    FotoS: site do Governo do RJ

    Pesquisas sobre o Covit-19 em curso mas, infelizmente, as mortes avançam no Brasil

    (Brasília-DF, 21/03/2020) Notícia ruim neste sábado, 21. O Governo do Rio de Janeiro atavés da da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro infoma e confirma a terceira morte, óbito, por novo coronavírus( Covit-19) . É um idoso, morador de Petrópolis, o homem fazia parte do grupo de risco para a Covid-19.

    Os dois primeiros óbitos no estado foram registrados esta semana em Miguel Pereira (1) e Niterói (1).

    Confirmado

    O estado do Rio, até o momento,  registra 110 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (89), Niterói (10), Petrópolis (3), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1). Há ainda três (3) estrangeiros confirmados para a Covid-19, além de dois (2) casos com o local de residência em investigação.

    Barcas e trens só para urgência e restrição

    Neste sábado, 21, está suspensa a circulação do transporte intermunicipal de passageiros que liga a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro. As exceções são trens e barcas (sistemas ferroviário e aquaviário), que operaram com restrições definidas pelo Governo do Estado no decreto número 46.983, para atendimento a serviços essenciais.

    Dez estações da SuperVia estão fechadas para embarque e desembarque: Ramal Japeri (Presidente Juscelino, Olinda, Lages e Paracambi), Ramal Belford Roxo (Coelho da Rocha, Agostinho Porto e Vila Rosali) e Ramal Saracuruna (Jardim Primavera, Campos Elíseos e Corte 8). No sistema aquaviário, foi interrompida a operação nas estações de Charitas (Niterói) e Cocotá (Ilha do Governador).

    O governo informa que só vão poder embarcar nos transportes públicos trabalhadores de setores definidos como 'essenciais' (confira a relação abaixo) e pacientes em tratamento de saúde, com um acompanhante, desde que munidos de atestado médico, agendamento ou outro documento comprobatório da condição médica.

    Cariocas e fluminenses em dia de movimetnção normal nos três do RJ, mas vai haver

    restrições a partir deste sábado

    Foi anuncia que há pontos de controle, para controlar o acesso, em 18 estações (14 da SuperVia, 3 do MetrôRio e 1 da CCR Barcas – confira abaixo). Nesses locais, a Polícia Militar realiza a triagem dos usuários, com o apoio de funcionários das Concessionárias. O embarque ocorre por meio da apresentação de documento de identidade profissional, carteira de trabalho ou crachá funcional acompanhado de identidade oficial.

    SuperVia - O ramal Japeri circula com intervalos de 24 minutos nos horários de pico e 32 minutos nos horários de vale. A operação do ramal Vila Inhomirim deve ser realizada com uma única composição tanto nos horários de pico quanto nos horários de vale.

    Barcas - A operação da linha Praça VX - Arariboia ocorre com intervalos de 30 minutos no horário de pico (das 6h às 9h e das 16h às 18h) e de uma hora nos horários de vale e dias não úteis. A operação da linha de Paquetá será realizada com intervalos de até 3 horas.

    Atividades consideradas essenciais:

    1 - Servidores públicos em serviço, inclusive aqueles relacionados às forças armadas, bombeiro militar, e agentes de segurança pública;

    2 - Profissionais do setor de saúde em geral, inclusive individuais que prestem serviços de atendimento domiciliar, excetuando-se os serviços de natureza estética;

    3 - Profissionais do setor de comércio relacionados aos gêneros alimentícios, tais quais mercados, supermercados, armazéns, hortifrútis, padarias e congêneres, farmácias drogarias e pet shops, revendedores de água e gás;

    4 - Profissionais do setor de serviços tais quais transporte e logística em geral, como transportadoras, portos e aeroportos, motoristas de transporte público, correios, e congêneres, serviços de entregas, distribuidoras, fornecimento de catering, bufê e outros serviços de comida preparada, asseio e conservação, manutenção predial, empregados em edifícios e condomínios, vigilância e segurança privada, lavanderias hospitalares, veterinárias, funerárias, imprensa, serviços de telecomunicação e postos de gasolina;

    5- Profissionais do setor industrial que exerçam atividades nas indústrias de alimentos, farmacêutica, material hospitalar, material médico, produtos de higiene, produtos de limpeza, ração animal, óleo e gás, serviços de apoio às operações offshore, refino, coleta de lixo, limpeza urbana e destinação de resíduos, distribuidoras de gás e energia elétrica e companhias de saneamento.

    Estações com controle de acesso:

    SuperVia

    Ramal Japeri – Japeri, Engenheiro Pedreira, Queimados, Austin, Comendador Soares, Nova Iguaçu, Mesquita, Edson Passos e Nilópolis.

    Ramal Belford Roxo - Belford Roxo e Pavuna

    Ramal Saracuruna – Saracuruna, Gramacho e Duque de Caxias

    Metrô

    Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva e Acari

    Barcas

    Arariboia

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)