• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 15:24:16
Magno Martins
  • 04/02/2021 09h12

    O São João e as críticas a Maia

    Disse, por exemplo, que o Governo trabalha com o cenário de promover o São João, com destaque para Caruaru

    Magno Matins entrevista ministro pernambucano( foto: arquivo do colunista)

    (Recife-PE) Único ministro pernambucano no Governo Bolsonaro, Gilson Machado Neto, do Turismo, deu uma longa entrevista ontem, direto de Brasília, ao Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Apesar do gabinete apinhado de gente para audiência, Gilson me recebeu fora de agenda, dispensou o tempo que necessitava para a entrevista e antecipou boas informações.

    Disse, por exemplo, que o Governo trabalha com o cenário de promover o São João, com destaque para Caruaru. Chegou até a brincar, informando que gostaria de tocar sanfona na abertura da festa junina na capital do forró, ao lado do presidente Bolsonaro. Para fazer o São João, segundo Gilson, o Governo vai acelerar a vacinação no País, para que, em pouco tempo, provavelmente até julho, toda a população seja vacinada.

    "Vamos cumprir a meta de vacinação do ministro Pazuello (Saúde)", disse. O ministro falou ainda de outros assuntos, como a provável ida do presidente a Caruaru ou Garanhuns ainda este mês para inaugurar obras e anunciar medidas na área de infraestrutura viária. Recentemente, Gilson e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobrevoaram o entorno do Recife, entre a BR 101 e a 232, e chegaram a anunciar que o Governo pode retomar o projeto do Arco Metropolitano, para desafogar o trânsito naquelas áreas.

    Gilson falou, também, da vitória do Governo no Congresso, que elegeu aliados para presidir a Câmara e o Senado. Para o ministro, não foi uma vitória do presidente Bolsonaro, mas da democracia. "Temos certeza de que as relações do Governo com o Congresso vão se dar em outra dimensão", afirmou numa crítica indireta ao ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

    Sobre Maia, aliás, Gilson relatou que ele criou dificuldades em todas as áreas do Governo, inclusive para o turismo. "Depois de muita pressão, ele botou em votação um projeto para impulsionar o fluxo turístico no País, mas deixou de fora um item importante que facilitaria a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. "Maia agiu, em muitos momentos, para prejudicar o Governo. Não se pode tocar uma Casa Legislativa com atitudes pequenas", reclamou.

    Gabinete concorrido – Na chegada ao gabinete do ministro do Turismo, ontem, no meio da tarde, encontrei sua antessala apinhada de gente a espera de audiência. Deputados, prefeitos, empresários, jornalistas, enfim, um amontoado de almas vivas. Tinha até uma delegação de Gramado, que havia ido ao gabinete para fazer uma foto. "É um dos ministros mais procurados da Esplanada", disse um deputado, que pediu para não ser citado. Ele foi encontrado na sala de espera com três prefeitos com propostas de projetos turísticos para os seus municípios.

    Marília raçuda – Mais uma vez, em menos de seis meses, a deputada Marília Arraes enfrentou o PT e detonou. Sem o apoio do partido, foi eleita para a Mesa da Câmara. É a segunda-secretária para o biênio 2021-2022 pelos seus próprios méritos, sua enorme capacidade de articulação e seu espírito guerreiro. Marília já havia imposto uma derrota histórica ao PT ao disputar a Prefeitura do Recife nas eleições passadas contra a vontade de Humberto Costa e sua tropa de choque.

    Líder derrotado – O deputado Alexandre Molon (RJ) chegou a manobrar para permanecer na liderança do PSB na Câmara dos Deputados, mas foi atropelado pela capacidade de articulação do deputado Danilo Cabral, novo líder, escolhido ontem pela unanimidade da bancada. No terceiro mandato consecutivo, Danilo terá oportunidade de virar liderança nacional. Vai depender muito da sua postura como um líder de oposição, despachando do outro lado do balcão. Carioca, Molon quis continuar líder recorrendo a uma malandragem que não vingou.

    Mais Justiça – O presidente Jair Bolsonaro foi ao Congresso Nacional ler a mensagem que marca o retorno dos trabalhos do Legislativo. No texto, o chefe do Executivo afirmou que pretende trabalhar em harmonia com os congressistas. "O atual cenário em que o Brasil se encontra exige de todas as autoridades públicas uma atuação ainda mais coordenada, integrada, harmônica e fulcrada no espírito público para, juntos, construirmos um Brasil mais próspero e mais justo para todos”, disse Bolsonaro.

    Investigação – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou, ontem, que a Polícia Federal investigue um esquema de venda na internet de dados pessoais do presidente Jair Bolsonaro, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outras autoridades. A determinação de Moraes atende a um pedido feito via ofício pelo presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.  A solicitação foi feita depois de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelar suposto esquema de comercialização de informações de autoridades.

    CURTAS

    XIITISMO EXACERBADO – Após os gritos de genocida por parte de alguns deputados xiitas da oposição, na chegada de Bolsonaro, ontem, ao Congresso, a base aliada reagiu gritando "mito" para o presidente. Bolsonaro, por sua vez, fez uma provocação: "Nos encontramos em 2022", afirmou, em referência ao período das próximas eleições presidenciais. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito no cargo com apoio do Planalto, tentou acalmar os ânimos do plenário e pediu respeito.

    ATREVIDO – O radialista pernambucano Alberes Xavier, da Rede Agreste, foi o mais esperto dos que estavam cobrindo a sessão solene de reabertura do Congresso ontem. Infiltrou-se entre os deputados na comitiva de Bolsonaro, conseguiu fazer uma pergunta e ainda registrar o momento com uma foto ao lado do presidente na rampa de entrada do Congresso.

    Perguntar não ofende: Por quanto mais tempo Marília Arraes ficará no PT?

     

     

     

     


Vídeos
publicidade