- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 24 de novembro de 2024 18:00:58
(Recife-PE)Ao tomar posse, ontem, na presidência do Tribunal de Contas da União, a ministra Ana Arraes, filha de Miguel Arraes e mãe do ex-governador Eduardo Campos, mandou um recado aos prefeitos eleitos. “Vou buscar aperfeiçoar e ampliar o diálogo entre o Tribunal e os prefeitos eleitos em 2020. Chego a esta Casa para fortalecer a sua sólida tradição de combate às iniquidades de todos os pilares”, afirmou.
E acrescentou: “No ano que se aproxima, teremos novos prefeitos que assumirão agendas de cuidados das nossas cidades, onde os cidadãos vivenciam diretamente a aplicação dos recursos públicos. Essa tarefa requer que quem os administra saiba como fazê-lo dentro dos preceitos legais e com eficiência. Em minha gestão, o TCU aperfeiçoará o diálogo orientador com os municípios, como forma de atuar na prevenção das falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos “.
Ana é a segunda mulher a assumir o comando da Corte –desde 1893, somente Elvia Lordello Castello esteve na presidência do Tribunal, de 1994 a 1995. Sobre isso, afirmou: “Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este”. Atualmente, 27% do corpo de servidores do TCU são mulheres e representam apenas 10% dos dirigentes.
Em sua gestão, ela prometeu ampliar esse percentual para cerca de 30%. “Assim, além de tornar mais equitativa a distribuição em posições estratégicas, será também uma forma de reconhecer o talento e qualidade técnica das servidoras para cargos de comando”, destacou. Ana Arraes assume o cargo de José Mucio Monteiro, que decidiu se aposentar e deixará o Tribunal em 31 de dezembro.
O ministro Bruno Dantas foi nomeado para o cargo de vice-presidente e corregedor. Os mandatos de presidente e vice-presidente do TCU são de um ano, com possibilidade de recondução por igual período. Ana Arraes e Bruno Dantas foram eleitos por unanimidade em 2 de dezembro pelos ministros da Corte.
PE de fora – O Instituto Butantã realizou, ontem, uma cerimônia para anúncio de início da produção da CoronaVac no Brasil. O imunizante é feito em pareceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O evento contou com a presença do governador João Doria (PSDB) e prefeitos de Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Butantã informou que, até o momento, governos de 11 Estados e 276 cidades já solicitaram a CoronaVac. Os Estados são: Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.
Sem fogos – Devido à pandemia da Covid-19, a queima de fogos no réveillon em Ipojuca foi cancelada. A medida vale tanto para a orla de Porto de Galinhas quanto para as demais praias do litoral do município, conforme divulgado pela Prefeitura. Em nota, a administração municipal informou que o cancelamento tem como objetivo colaborar com o esforço conjunto do Governo do Estado e das prefeituras de todo o Brasil para evitar o aumento da contaminação da Covid-19 neste fim de ano.
Pata do Governo – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou, ontem, o que tem chamado de “interferência” do Palácio do Planalto na disputa pelo comando da Casa e disse esperar que seu candidato derrote a “pata” do Governo. Maia não anunciou oficialmente quem escolheu para disputar a sua sucessão, mas até agora o favorito é o deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). "A preferência nunca será pessoal, é sempre uma preferência de quem consegue manter de pé um projeto para derrotar essa pressão, essa pata do governo dentro da Câmara dos Deputados, que vai ser muito ruim para a democracia”, afirmou.
Reconciliação – No mesmo grupo de WhatsApp de ministros em que havia feito duras críticas ao general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, o agora ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio ainda tentou uma reconciliação com o colega antes de ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. Em uma nova mensagem, ele se desculpou por ter tomado “uma iniciativa inadequada após ouvir algumas conversas” de que Ramos estaria negociando seu cargo com o Centrão para tentar influenciar na eleição da Câmara.
CURTAS
AMPLIAÇÃO – O Governo do Estado decidiu ampliar a permissão de funcionamento do comércio varejista para o horário das 9 h à meia-noite, a partir de hoje. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach, a medida foi adotada para evitar aglomerações nos centros de compra, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida é válida para o comércio de rua e para os shoppings.
PRÊMIO – A Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães, de Itacuruba, no Sertão, venceu o título de Referência Nacional em Gestão Escolar, com ações para manutenção do ensino/aprendizagem durante a pandemia. Ela foi escolhida entre as mais de oito mil escolas inscritas na edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI).
Perguntar não ofende: Bares e restaurantes estão correndo risco de serem fechados, novamente, pelo Governo?