• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de abril de 2024 02:51:20
Magno Martins
  • 20/11/2020 07h27

    Tendência de viés irreversível

    O candidato do PSB vem tendo notícias desfavoráveis há três dias seguidos

    João Campos e Marília Arraes( foto: arquivo colunista)

    (Recife-PE) Mais uma pesquisa, desta feita do Datafolha, divulgada ontem, aponta o favoritismo da candidata do PT à prefeita do Recife, Marília Arraes. Pelos votos válidos, já colocou dez pontos na frente do candidato do PSB, João Campos, faltando apenas 10 dias para as eleições, marcadas para o domingo 29. Tendência é a expressa manifestação da vontade do eleitor e, quando isso ocorre, dificilmente se reverte.

    Uma notícia ruim para o socialista, que tem o apoio, mas esconde, de Geraldo Júlio, o pior prefeito do País, é que o índice de indecisos é muito baixo, em torno de apenas 3%. Na prática, não tem manancial para suprir a diferença, a não ser que tenha a capacidade de convencer os que dizem que vão anular o voto ou votar em branco, percentual de 21%, aproximadamente.

    Quem anula ou vota em branco, entretanto, se revela extremamente desapontado com a gestão da sua cidade ou com os políticos em geral, universo de eleitores quase impossível de mudar de opinião. O que muda é o que está indeciso, taxa bastante pequena, de 3%, mas a diferença que separa Marília de João é de 10 pontos.

    O candidato do PSB vem tendo notícias desfavoráveis há três dias seguidos. Hoje, tem nova pesquisa, do Big Data, provavelmente apontando a mesma tendência do Ibope e Datafolha. No primeiro debate de ontem, João de Geraldo levou uma surra de Marília. Na verdade, em nenhum momento conseguiu emitir um só conceito sobre a cidade capaz de convencer quem reservou uma hora e 30 minutos do seu tempo para acompanhar o duelo na rádio Jornal.

    Em tempo de eleições, cada eleitor deveria usar uma “lanterna de Diógenes” para escolher seus governantes. Não sabe João, ou sabe e faz de conta que não, que o povo está tendendo, majoritariamente, para Marília pelo conjunto da obra do PSB, nocivo à população do Recife, um oceano de decepção. Ninguém quer entregar o comando de uma cidade do porte do Recife a quem representa esse conjunto que deu à cidade o terrível carimbo de campeã em desigualdade social.

    Eleitor de Mendonça – De acordo com o Datafolha, para 39% dos eleitores, o candidato derrotado Mendonça Filho (DEM) deveria apoiar Marília Arraes no segundo turno, e 34% acreditam que ele deveria oferecer apoio a João Campos. Entre aqueles que votaram no candidato do DEM, 29% gostariam de vê-lo apoiando a candidata do PT, e 27% o candidato do PSB. Para 37% dos eleitores de Mendonça, no entanto, ele deveria apoiar nenhum deles, e 8% não responderam. De forma geral, 35% dos eleitores recifenses acredita que Mendonça Filho irá apoiar Campos no segundo turno. Para 30%, ele irá oferecer apoio a Marília Arraes, e 25% avaliam que ele não irá apoiar nenhum dos dois candidatos, com 11% sem opinião a respeito.

    Delegada – Uma parcela de 37% do eleitorado acredita que a delegada Patrícia (Podemos) deveria apoiar a candidata do PT neste segundo turno, e para 34%, ela deveria apoiar João Campos. Entre aqueles que votaram em Patrícia Domingos, 49% preferem que ela não apoie nenhum dos candidatos; 23% acham que ela deveria apoiar Marília Arraes, e uma parcela igual (22%) avalia que seu apoio deveria ir para Campos. Perguntados sobre quem a delegada irá apoiar, 34% apontaram que ela deverá dar seu apoio a Campos, e 31%, que deverá apoiar Marília. Há 24% que apontam que a candidata do Podemos não irá apoiar ninguém neste segundo turno, e 11% não opinaram.

    Decisão – Ainda segundo a pesquisa do Datafolha, 57% dos eleitores decidiram o voto para prefeito um mês da votação para primeiro turno, e os demais, cerca de 15 dias antes (13%), uma semana antes (9%), na véspera (4%) ou no dia da eleição (15%). Entre eleitores com escolaridade fundamental, 23% decidiram seu voto no último domingo, índice que cai para 14% entre quem tem escolaridade média, e para 7% no eleitorado com escolaridade superior. Na parcela de menor renda, 19% decidiram em quem votar no dia da eleição, ante 10% entre aqueles com renda familiar de dois a cinco salários, e 9% entre os mais ricos, com renda superior a cinco salários.

    Eleitor decidido – De acordo com o Datafolha, 80% dos eleitores citam corretamente o número que irão digitar na urna, no segundo turno, com o conhecimento do número de Campos (86%) em patamar próximo ao registrado para o de Marília (80%). Ampla maioria (88%) também está totalmente decidida sobre seu voto, com eleitores convictos da candidata do PT (91%) e Campos (87%) em nível similar neste momento. Entre os que declaram votar em branco ou nulo, 86% também já estão totalmente decididos.

    CURTAS

    RECORDE – Em Itapetim, a terra dos poetas, no Sertão do Pajeú, Jordania Siqueira (PSB) conseguiu a façanha de ser reeleita com um percentual de quase 15%, com 1.349 votos, um dos maiores do País, num momento em que os políticos andam tão em baixa. Enfermeira, sua principal base eleitoral é o distrito de São Vicente. Lá, sua atuação é voltada para ações em favor da comunidade na área de saúde.

    O DECANO – Já em São José do Egito, segundo o blog de Marcelo Patriota, o vereador José Ferreira Neto, do PP, conseguiu uma raridade na região: emplacar seu 10º mandato consecutivo aos 76 anos de idade. Nos anos 90, ele chegou a presidir a Câmara e sua base eleitoral mais forte está no distrito do Riacho do Meio, com cinco mil habitantes.

    Perguntar não ofende: O Big Data vai confirmar, hoje, a tendência de vitória de Marília Arraes no Recife?

     


Vídeos
publicidade