• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 19:59:46
Magno Martins
  • 13/11/2020 08h07

    Quem vai ao ringue com João?

    Bolsonaro teve 44% dos votos no Recife. Quem votou nele pode ser conservador, mas houve muito eleitor que votou apenas para se livrar do PT

    Marília ou Mendonça( Foto: arquivo do colunista)

    (Recife-PE) A três dias das eleições, quem irá ao segundo turno no Recife com João Campos, candidato do PSB? Esta é a pergunta mais frequente que me chega nos últimos dias diante da terrível indefinição apontada pelos mais variados institutos de pesquisas eleitorais. Numericamente, Marília Arraes, do PT, seria a ungida, mas seu distanciamento de Mendonça Filho, do DEM, está dentro da margem de erro ou pouquíssimo fora, conforme atestou mais uma pesquisa, ontem, a do Datafolha.

    Se der Marília, pela primeira vez Recife assistirá a uma disputa entre dois candidatos de mesmo perfil ideológico, no campo da esquerda, com um detalhe que chama atenção: ambos de uma mesma família, que no passado estiveram unidos, comungando dos mesmos desejos, das mesmas ideias, mesmos propósitos. E que o tempo, que é o senhor da razão, se encarregou de separar, como o joio do trigo.

    Com Mendonça, estará configurada a lógica, o lugar comum, sem nenhum fenômeno eleitoral, porque reproduzirá a briga em torno da velha cantilena do politicamente correto de esquerda com os supostamente conservadores de direita. Isso tem lá suas razões: Bolsonaro teve 44% dos votos no Recife. Quem votou nele pode ser conservador, mas houve muito eleitor que votou apenas para se livrar do PT.

    Esse segmento seguiria cegamente para o palanque da delegada se a adesão do presidente não tivesse sido inusitada, oportunista, uma tábua de salvação para quem se encontra num deserto eleitoral como ela, que começou bem nas pesquisas, mas despencou e superou João em rejeição depois que batizou a capital de Recifilis e disse que seu povo é feio que dá pena.

    Com e sem disputas – As eleições mais disputadas em Pernambuco: na Região Metropolitana: Recife, Cabo, Paulista, Abreu e Lima e São Lourenço da Mata. No Sertão: Floresta, Bodocó, Salgueiro, Tabira e Arcoverde. No Agreste: Belo Jardim, Gravatá, Pesqueira e Agrestina. As aparentemente sem disputa: Petrolina, Caruaru, Jaboatão, Custódia, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba, Flores, Triunfo, Toritama, Garanhuns, São José do Belmonte, Itapetim e Sertânia.

    Olho em 2022 – Das urnas no próximo domingo tendem a sair a renovação dos quadros políticos com estampa majoritária no Estado. Miguel Coelho (MDB), de Petrolina, pinta como o campeão nacional de voto, o que lhe dará uma posição privilegiada como agente político em 2022. Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, que ontem fugiu, mais uma vez, ao debate, desta vez na TV-Jornal, deve ter um balaio de votos também, assim como Anderson Ferreira, em Jaboatão. Três nomes, três perfis diferentes, três personagens que ganharão vez e voz na interlocução com o poder daqui a dois anos.

    Duque vitorioso – As urnas municipais revelarão outras lideranças, mesmo não estando na briga pelo voto diretamente. Luciano Duque (PT), prefeito de Serra Talhada, por exemplo, chega ao final do seu segundo mandato com 73% de aprovação, com amplas chances de emplacar o sucessor, no caso um mandatário de saias, Márcia Conrado, ex-secretária de Saúde. Quadro de valor, bom gestor e executivo, Duque sai do plano municipal para ter também, a partir de agora, envergadura estadual, dando ao PT o direito de continuar no comando do segundo maior colégio eleitoral do Sertão.

    Gol de placa – A parceria deste blog com a Rádio Polo para divulgação, ontem, da pesquisa para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, bombou a emissora em audiência. Segundo Silvio José, da Polo, foi a maior audiência dos últimos anos na região. Os números do Instituto Opinião, trazendo o cenário da disputa naquele município, foram divulgados com exclusividade às 8h30, horário do noticioso de maior ibope da emissora. Só meia hora depois é que a pesquisa foi postada no blog.

    CURTAS

    ESTRADA – O Governo do Estado, finalmente, começou as obras de requalificação da estrada ligando Sertânia ao distrito de Albuquerquené, um dos piores trechos de rodovias no Estado. De tão esburacado, os carros trafegavam a 40 km. A sequência de acidentes fatais por ali levou o povo a chamar o governador de criminoso.

    GILSON QUE CUIDE! – De tanto defender Bolsonaro, após o casamento de ocasião da delegada com o capitão, o deputado Daniel Coelho (Cidadania) será imbatível na disputa pela liderança do Governo na Câmara. Virou o maior bolsonarista do Estado. Gilson Neto, presidente da Embratur, o santo casamenteiro dos amores impossíveis, que se cuide.

     

    Perguntar não ofende: Num eventual segundo turno João e Marília com quem Mendonça se casa?

     

     

     


Vídeos
publicidade