• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 17:59:51
Magno Martins
  • 17/01/2020 10h11

    Tudo a ver com o Galo da Madrugada

    São nada menos que 8 km percorridos a pé, em meio a uma multidão rezando, cantando e dançado axé e frevo

    Galo da Madrugada( Foto: arquivo do colunista)

    Repórter do batente da política, vez por outra me aventuro a entrar na pauta de outras temáticas. Pernambucano, nunca cobri o Galo da Madrugada, o maior arrastão de carnaval do planeta. Sempre estive na festa, mas nas coberturas de camarotes, onde aparecem os políticos.

    Por isso mesmo, não foi fácil pegar um solzão de 40 graus, ontem, em Salvador, no meio de uma multidão estimada em dois milhões de fiéis, para retratar, em tempo real, a procissão do Senhor do Bonfim, que culmina com a Lavagem na Igreja da Colina Sagrada.

    São nada menos que 8 km percorridos a pé, em meio a uma multidão rezando, cantando e dançado axé e frevo; Grande parte faz prece ao Senhor Bonfim, pedindo um ano de graça e bênçãos.

    Confesso que fui puxado e dei conta do recado, mesmo fervendo no calor como uma chaleira, graças a energia e a magia da gente baiana, a mais carioca de todo raça nordestina. Quem nunca esteve no Bonfim, que cuide de um dia aparecer por lá. O axé enche de luz.

    Recorde baiano – No meio da multidão que se espremia pelas ladeiras de Salvador em direção à Igreja do Bonfim me deparei com muitos políticos baianos, entre eles o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), eufórico com tantos beijos e abraços recebidos pelos soteropolitanos. Em entrevista ao colunista, ele disse que a festa de ontem bateu um recorde: mais de dois milhões de pessoas.

    Mensagem – Já o governador da Bahia, Rui Costa (PT), roeu em casa por ter ficado fora da festa do Bonfim pela primeira vez. Submetido a uma pequena cirurgia, o petista se rendeu às recomendações médicas. Emocionado com a cobertura do meu blog em tempo real, sacou pelo celular uma mensagem de agradecimento e de reverência a maior festa religiosa da Bahia.

    Candidato global – Com total anuência das Organizações Globo, que enxerga nele a oportunidade de rifar a reeleição de Bolsonaro, o apresentador Luciano Huck foi uma das estrelas do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, bombardeando o presidente da República. Afirmou que o Brasil carece de políticas direcionadas ao combate das desigualdades.

    Impossível – A chapa no Recife que seria imbatível, segundo marqueteiros ouvidos pelo blog, teria Gleide Ângelo (PSB) na cabeça e a também delegada Patrícia Domingos, ainda sem filiação partidária, na vice. Esquecem que existem dois impedimentos: o PSB vai de João Campos e Patrícia não quer conversa com Gleide.

    Cumaru – Quem tem esposa prefeita tem que se desdobrar. É o caso do presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP). Casado com a manda-chuva de Cumaru, Mariana Medeiros, entregou, ontem, naquele município, 90 títulos de propriedade a moradores da zona rural e periferia.

    DNOCS – O deputado Rogério Leão comemorou, ontem, a posse do novo coordenador estadual do DNOCS, Marcos Leão Filho, indicado pelo deputado Sebastião Oliveira. Em seu discurso, Leão destacou o compromisso do presidente Bolsonaro na ampliação da oferta de água nas regiões do semiárido.

    Perguntar não ofende: Se o presidente Bolsonaro foi para o confronto com a mídia em defesa do jornalista que controla a sua mídia, o que será da TV Globo?

     

     

     

Vídeos
publicidade