• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:01:37
Magno Martins
  • 01/01/2020 09h07

    Ano fecha com bons horizontes

    Bolsonaro, porém, não ajuda

    Jair Bolsonaro( Foto: arquivo colunista)

    (Recife-Pe) Em jornalismo, para quem faz, assiste, ler ou ouve, não tem nada mais chato e enfadonho do que as chamadas retrospectivas de fim de ano. Um dos pais da ciência moderna, o pensador alemão Albert Einstein diz que a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.  

    O que impressiona nas edições, principalmente de televisão, é o despertar e a exploração para o macabro. Por isso, não perco tempo na frente da telinha. Quanto a 2019, diria apenas que os números da economia mostram o florescer de novos tempos. Pode ser bolha? Sim, mas o fato é que se o presidente ajudasse, talvez essa bolha desse muito mais frutos, abrindo perspectivas para a retomada do desenvolvimento, a geração de emprego e renda.  

    Bolsonaro, porém, não ajuda. Escorrega nas cascas de banana jogadas pelos jornalistas mais experientes, fala o que não deve, agride o bom senso e leva o País ao descrédito.  

    Mais empregos 

    O dado mais recente do mercado de trabalho bate com a visão de que a economia vem ganhando tração. O IBGE divulgou, recentemente, que 99 mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas apenas em novembro. No acumulado do ano, são 948 mil. “Uma taxa de 80 mil vagas de trabalho por mês é compatível com um PIB de 2,8%”, diz o economista Luka Barbosa.  

    Juros baixos – A estabilização da economia global e a queda dos juros também colaboraram para um cenário mais otimista. Se a Selic (a taxa básica de juros) ficar em 4,5%, muda a dinâmica do mercado consumidor. Esse impacto é muito forte. As alterações das projeções para o PIB de 0,8% para 1,1% neste ano e de 2% para 2,5% em 2020 já são corroboradas no mercado.  

    Reflexo americano– Nem tudo é alentador para 2020. O economista Lucas Nóbrega, do Grupo Santander, faz alusão a um dado interessante: as eleições americanas neste 2020 podem trazer instabilidade ao mercado internacional, se tornando um novo percalço para a economia brasileira. Mas o fato é que a política econômica de Paulo Guedes parece caminhar certo.  

    1º turno – Em Petrolina, já tem gente passando apostas em cartório de que o prefeito Miguel Coelho (MDB) emplaca a reeleição no primeiro turno, dando ainda usura. É o caso de Orlando Tolentino, ex-fiel escudeiro de Júlio Lóssio (PSD). De largada, já apostou R$ 5 mil. A cópia da aposta, assinada, já me remeteu.  

    Briga feia – Rompido com o prefeito Edson Vieira (PSDB), o deputado Diogo Moraes (PSB), que assumiu sua candidatura a prefeito num áudio viralizado nas redes sociais, conheceu o adversário no dia seguinte: o vice-prefeito tucano Dida de Nan. Tem mais dois concorrentes: Fernando Aragão (PP) e Allan Carneiro (PSD).  

    Reprovado – Quatro em cada dez brasileiros avaliam a atuação do Supremo Tribunal Federal ruim ou péssima, reprovação equivalente à do presidente Bolsonaro, segundo pesquisa do Datafolha. Com ministros de ações não republicanas como Gilmar Mendes, a reprovação deveria ser unanimidade.  

    Perguntar não ofende: Por que não fazer um brinde a 2020 de virada dos tempos sombrios? 


Vídeos
publicidade