- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 02 de julho de 2025 02:55:25
(Brasília-DF) Vivemos dias tão difíceis nesses primeiros anos de Século 21! Tempos em plena era tecnologia, que tem tente duvidando que a terra seja redonda, tem em que a máxima de que meu mundo é minha ilha fica cada dia mais forte, mas não é bem assim como deseja nossos signos de segurança!
No final de 2020, pouco antes da eleição presidencial nos Estados Unidos, a bíblia da elite, o “The Financial Times”, destacava em editorial que Donald Trump não deveria ser eleito. Para quem ficou atento as entrelinhas do texto, ficou claro que a publicação não via Joe Biden como grande coisa, mas temia Trump na Casa Branca num momento em que a China pedalava mais rápido.
Os Estados Unidos chegaram onde chegaram pois souberam entrar e sair de guerras. O país que certamente mais ganhou com guerras durante o século do petróleo. Hoje, as guerras são outras. Não dá mais lucro as guerras. A China não precisou fazer esse caminho para chegar onde chegou.
A elite dos Estados Unidos já sabe disso. A última guerra que deu muito lucro para os Estados Unidos foi a guerra do Iraque, depois disso, enquanto eles gastavam dinheiro e forças a China avançava.
O presidente Donald Trump voltou ao poder face aos erros dos seus adversários mais que por seus méritos. Ninguém conseguiu segurar a onda, após a revolta da primeira geração de norte-americanos que ficou mais pobre que seus antecessores.
Donald Trump disse que iria acabar com as guerras assim que chegasse ao poder novamente, chegou a dizer que elas não existiriam se ele estivesse no poder!
A guerra Rússia-Ucrânia está longe de acabar, o conflito na faixa de Gaza que envolve Israel e os palestinos continua sem solução com um morticínio inaceitável, que depõe contra a histórica luta judia.
Agora, vem a nova guerra, Israel-Irã que os antecessores de Trump sempre souberam que era fundamental que não existisse.
O Irã é um dos novos associados plenos dos BRICS, desde janeiro de 2024, que tem a China e Rússia, potências nucleares, como sócias, e o Brasil, potência ambiental.
Trump está se envolvendo com guerras na Europa, no Oriente Médio e no mais populoso país do sudoeste da Ásia, enquanto a China só avança com a Nova Industrialização.
Donald Trump lançou sua guerra tarifária, vemos o dólar perder força no Mundo e surge uma nova guerra que vai afetar o mundo do petróleo, o Irã é um dos maiores produtores de petróleo do Planeta.
Ninguém sabe os próximos passos do conflito entre Israel e Irã. Os Estados Unidos produzem petróleo, mas será que isso será suficiente para sua guerra de tarifas lhe dar suporte enquanto outros como a China não precisam se envolver?!
O Brasil é produtor de petróleo bruto, não tem porque se assustar, isso poderá valorizar mais ainda o evento do COP30, o dólar não deve virar grande problema e a tendência da inflação não é assustadora.
Já se foi o tempo em que guerras eram lucrativas para os Estados Unidos. Incrível, essa nova guerra poderá ser melhor para a sua ilha, meu caro, minha cara, que tem dúvidas que a terra é redonda!
Por Genésio Araújo Jr, jornalista.
e-mail: polí[email protected]