- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 18 de maio de 2025 06:15:15
(Brasília-DF) Nessa primeira semana de maio, as Nações Unidas revelaram, através de seu Pnud, que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) global atingiu o valor de 0,756 no novo ranking, registrou o menor avanço desde o início da série histórica, em 1990, mas o Brasil melhorou e subiu cinco posições de 2022 para 2023.
O rendimento mensal real domiciliar per capita subiu a um recorde de R$ 2.020, alta de 4,7% em relação a 2023. Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos.
A renda média real domiciliar per capita da metade mais pobre da população brasileira subiu ao maior patamar da série histórica iniciada em 2012. A inflação recuou em abril, informa o IBGE e já estima, também, o mercado, mas a acima da meta do Banco Central, é verdade.
Apesar disso, as redes sociais destacam o encontro caloroso entre Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin, em Moscou, registrando em imagens. Se fala de que ele foi o único chefe de Estado de um país democrático a participar do evento cheio de autocratas e que ele não tem moral para falar de democracia, e nem pode querer falar de paz para a Ucrânia.
Se fala que a ida dele à China, em seguida, só dificulta mais ainda a relação com Donald Trump que patrocina a maior guerra de tarifas da história.
Agora se fala, também, da proposta do ex-presidente Michel Temer de um “Movimento Brasil”, que mobiliza a direita liberal do Brasil para que os governadores, pré-candidatos à presidência, caminhem, se preservem, e só apresentem uma candidatura final ao final do primeiro semestre de 2026. Os simpáticos à ideia falam em se livrar de Lula e Bolsonaro, mas não querem afrontar Bolsonaro. Os apoiadores da ideia dizem que a maior parte da população quer uma alternativa a Lula e Bolsonaro.
É tudo muito estranho, mas quem foi que disse a politica caminha sobre linhas retas?!
É evidente que o Brasil de hoje está melhor do que aquele que vivíamos em 2022, último ano do Governo Bolsonaro, mas por que se insiste em dizer que tudo está pior?! Não vamos entrar na cilada de que tudo é coisa de redes sociais, antipatia das elites ao PT. É evidente que algo mais há!
Lula está fazendo um caminho pragmático para se viabilizar, e o país, frente aos anos que temos pela frente. Lula foi o primeiro presidente do Brasil a participar do evento do Dia da Vitória, que foi uma grande conquista histórica, goste-se ou não de Vladimir Putin.
É difícil imaginar, pela postura dos Estados Unidos, hoje, que a Ucrânia vá reaver todos os territórios ocupados pela Rússia. Lula ao fazer o caminho com a China busca viabilizar o financiamento do seu novo Plano de Aceleração do Crescimento.
Lula está convencido que se fizer o país crescer e aumentar a renda além da inflação vai vencer as críticas de que não é o democrata que tenta dizer que é e que o movimento liberal não vai construir uma terceira via neste país até 2026.
Vivemos um momento em que as apostas estão sendo feitas. Existem algumas coisas claras.
O povo está cansado, mesmo, de Lula e Bolsonaro; as contradições de Lula estão incomodando, muito; a direita liberal se servindo dos golpistas faz o mesmo jogo da esquerda do passado, que se juntou contra os que ela chamava de golpistas de Dilma Rousseff; o arranjo global, cheio de imprevisibilidade, poderá gerar uma previsibilidade no Brasil!
É muita história para contar!
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: polí[email protected]