- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 05 de maio de 2025 12:20:33
(Brasília-DF) Napoleão foi um grande conquistador pois, além da coragem, foi o primeiro líder guerreiro a entender o clima, estudar os mapas, como ninguém. Mapear é tudo numa batalha.
Mapeando o mês de maio da metade da primeira década do século 21 veremos a escolha de um novo Papa. Vamos ver a celebração dos 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial em tempos de ressurgimento do fascismo no Planeta.
No Brasil, deveremos ver o início de uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI), inicialmente na Câmara, que poderá se transformar numa comissão mista, que tem condições de virar o maior problema político do chamado Lula 3, qual vive, também, o seu pior momento de aprovação junto a opinião pública.
Internacionalmente, foi impressionante vermos que lideranças internacionais, pela primeira vez, sinalizarem influenciar na escolha do novo papa. Esse Conclave que se avizinha será o mais cosmopolita da história de eventos que escolhem um chefe da Igreja Católica, em momento de crescimento no número de cristão católicos no Planeta.
A imagem de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, posto com vestes papais , manipulação de inteligência artificial, que chegou a ser divulgado pelo perfil de redes sociais da Casa Branca foi de uma ousadia e arrogância impressionantes.
É bom destacar que o órgão oficial da inteligência da Alemanha considerou o partido Alternativa para Alemanha (AfD) como entidade extremista. Autoridades dos Estados Unidos, como o chefe do Pentágono, Marco Rubio, o Vice Presidente JD Vance reagiram. Afirmaram que a Alemanha se transformou numa ditadura. Os Estados Unidos que lutaram há 80 anos para derrotar um estado facista passa a apoiar, com suas autoridades, um partido que foi criado por filhos de notórios nazifascistas alegando que eles são populares. Hitler chegou ao poder pois era popular com a classe trabalhadora ,ao dizer que vinha dela!
No Brasil, Lula chegou ao poder, como se sabe, pela ruindade de Jair Bolsonaro, mais que seus méritos, até porque foi a primeira vez que um presidente no cargo perdeu a reeleição. Analistas de toda ordem, inclusive ligados ao bolsonarismo, avaliam que a derrota de Bolsonaro se deu em grande parte pelos erros cometidos durante a Pandemia do Covid 19, destacada com a CPI do Covid, no Senado Federal.
A CPI ou CPMI do INSS, que vai fazer o caminho da investigação política sobre os desvios fraudulentos e criminosos dos descontos de pensionistas e aposentados da ordem de R$ 6,3 bilhões tem a capacidade de colocar na testa do Governo Lula 3 a pecha da corrupção?
Como o lulismo não pode conviver com acusações de corrupção face ao que viveu com a Lava Jato, imagina-se que o que for revelado, que envolva gente do atual governo ,deverá causar danos muito fortes, mas ainda não se sabe se isso será suficiente para transformar Lula em algo tão ruim como Bolsonaro, em 2022.
Lula não vai enfrentar um líder popular como Bolsonaro enfrentou naquele ano, mas certamente enfrentará intensas dificuldades. O que lhe atrapalha, mais que tudo, é a incapacidade de encantar como era vista no passado. Se não surgir o chamado batom na cueca imagina-se que, sentado na cadeira, ainda é um nome icônico da política nacional.
Mais adiante vamos lembrar, certamente, como este maio de 2025 foi importante para o século 21 na América Latina e no Mundo. Quem não mapeia não sabe ser vencedor de grandes batalhas e guerras
Foi Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: polí[email protected]