• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2025 04:23:21
Genésio Jr.
  • 20/04/2025 10h28

    Lula parece com saudade dos Infernos de Dante!

    Olha o fogo de monturo aí!

    Dos infernos( Foto: youtube)

    (Brasília-DF) A Divina Comédia, uma obra produzida no Século 13, pelo italiano Dante Alighieri, um poema épico, é considerada uma das maiores obras da literatura planetária. Uma pérola do renascimento e da humanidade.

    A obra é formada por três partes. Do Inferno, Purgatório e Paraíso.

    Ao ver o que aconteceu nesta semana em que o ex-presidente Ollanta Humala e sua mulher Nadine Herédia foram condenados por 15 anos, em primeira instancia, lá em Lima, no Peru, ele que foi presidente, e ela primeira-dama, do Peru entre 2011 e 2016, fiquei impressionado com o que se deu em seguida. 

    Eles foram condenados em desdobramento da Operação Lava Jato, aqui do Brasil, lá no Peru, que teria identificado corrupção, apesar das negativas de ambos, por terem recebido propina da Odebrechet, hoje Novonor, porém antes de ser presa, Nadine Heredia entrou na Embaixada do Brasil, em Lima, e pediu asilo diplomático ao nosso país.

    Ela foi prontamente atendida, como se fosse “asilo humanitário”, e se encontra no Brasil, transportada em avião da FAB, desde quarta-feira, 16 de abril.

    Quando vi tudo isso me lembrei da melhor parte da Divina Comédia. “Dos Infernos”.  Nesta parte da obra, Dante que narra tudo em primeira pessoa, em versos, desce aos infernos que é formado por círculos em funil.  Ele é conduzido em sua caminhada por Virgílio, o grego autor de Eneida.

    São nove os círculos do funil que levará ao Purgatório e ao Paraíso.  Interessante é que na caminhada dos círculos, Dante vai encontrando pessoas que foram personalidades da história da humanidade.

    Os círculos, 9 ao todo, são nominados. Há o Limbo, onde ele encontra Homero, entre tantos, depois vem a Luxúria, onde ele encontra Cleópatra, ele vai ao terceiro circulo dos Infernos, a Gula, onde encontra, segundo foi informado, muito políticos; eles seguem ,e no quarto círculo, Dante encontra as Colinas de Rocha – Ganância e avareza, lá ele sabe dos deuses Pluto e Fortuna. No chamado 5º circulo, ele chega a Ira, onde está Medusa. No 6º círculo está a Heresia, lá eles, acompanhado de Vírgilio, encontram o autor grego Epicuro, que duvidou da existência de Deus.

    No 7º circulo está a Violência, lá eles encontram Alexandre, o Grande.  No 8º circulo dos Infernos, eles encontram a Fraude, o mais profundo dos círculos com 10 valas. Lá estão os sedutores, bajuladores, vendedores de indulgências, falsos profetas, governadores corruptos, hipócritas, ladrões, maus companheiros, causadores de discórdias e falsificadores   O 9º Circulo é o da Traição, lá seria um lago congelado, no centro do inferno, perto de onde fica Lúcifer.

    Lula foi eleito para seu terceiro mandato mais pela ruindade de Jair Bolsonaro do que por seus méritos, mas depois de deixar a cadeia que amargou por 580 dias, liberto pela anulação de condenações fraudulentas, ele parecia ter sido eleito para chegar a redenção, ao Paraíso em terra.

    Esse episódio do asilo a Nadine Herédia onde tal qual fogo de monturo se reacende o fogo da Lava Jato, que já não mais se falava face aos problemas como a carestia e outros tantos, parece que Lula, quer lembrar dos caminhos do Inferno de Dante. 

    Ele parece flertar com Lúcifer nos fazendo lembrar os círculos da Gula, da Fraude e da Traição.  Como você pode ver, todos os políticos estão fadados aos Infernos.

    Lula parece não querer chegar tão cedo à redenção.

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    E-mail: [email protected]

     


Vídeos
publicidade