- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 03 de abril de 2025 18:17:24
(Brasília-DF) Nesta semana, a última, na prática do mês de março, o presidente Lula fará visitas de Estado e Governo ao Japão e ao Vietnã. Ele estará acompanhado dos chefes do Legislativo, o senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso, e o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados.
Será uma viagem histórica num momento em que se busca fortalecer a relação do Brasil com esses países, que já é boa, ao tempo que existe uma disputa mais que comercial, geopolítica, dos Estados Unidos com a Chinas que afeta os três países. Não é bom esquecer, vive no Brasil a maior população nipodescendente do Mundo.
Aqui no nosso Brasil, um fato histórico está em destaque. As regras legais da Medida Provisória(MP nº 1.292) que criou condições especiais para um crédito consignado, ao que já era ofertado aos servidores públicos, começou a valer para os chamados celetistas.
Para você ter uma ideia, 47 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados com essa iniciativa. Até sexta-feira, 21, no final do dia segundo dados informados pela Dataprev, foram simulados 15.098.810 pedidos de empréstimos, com 1.584.436 propostas solicitadas e 1.494 contratos fechados por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital, que têm 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
Segundo a Febraban, R$ 85 bilhões vão ser movimentados nos bancos e instituições para o novo consignado.
Na prática, o juro arrastado pela Taxa Selic em alta vai ser referência para alguns e para muitos ao mesmo tempo. A maioria das pessoas não vai precisar viver no mundo do juro alto. É algo estranho, vamos ter um juro alto que os trabalhadores não vão precisar pagar!
Tem gente falando que vai, claro ter mais dinheiro na praça e que os serviços vão aumentar, que a inflação não vai baixar. O Banco Central divulgou o IBC-Br no início da semana passada, algo que deixou o mercado perplexo. Se esperava que a atividade econômica iria recuar neste ano, após a galopada do PIB em 2024, mas o reflexo do avanço da supersafra agrícola já começou a gerar efeitos.
O sistema financeiro previa, antes disso, que mesmo com dinheiro na praça não iria ofertar ao mercado com medo da inadimplência, mas com esse novo cenário que se estabelece as convicções estão rapidamente mudando.
Já se espera que o juro fique ainda menor, na vida real do novo consignado. As chamadas Fintechs, os bancos de internet, poderão arrancar até 20% do naco do “bancões”.
Impressionante, tudo poderá mudar a partir desses últimos dias de março em momento ruim do Governo Federal, e da imagem do presidente Lula, que depois da economia e da segurança avança para educação.
Não é bom esquecer que o Projeto de Lei Orçamentária Anual, a PLOA 2025, foi aprovado. O Governo Federal anuncia um freio bilionários nos repasses até maio, mas a verdade é que teremos mais dinheiro na praça.
Não podemos nos fiar na matemática fácil de mais dinheiro na praça como algo ruim ou bom. A verdade é que economia tão diferente como a nossa, cheia de detalhes bem brasileiros, está deixando muita gente de cabelo em pé.
A política vai enfrentar os mesmos dilemas do mundo econômico, seja você um apaixonado extremista ou lulista.
Por Genésio Araújo Jr.
e-mail: [email protected]