• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 11:55:40
Genésio Jr.
  • 24/03/2024 13h42

    Ninguém quer pedir perdão a ninguém!

    De quebra, o Governo eleito para manter a democracia, se enrosca no apoio a gestores de países citados como “Regime Autoritário” como Venezuela e Rússia

    Ninguém perdoa ninguém! ( foto: Netflix)

    (Brasília-DF) Na semana do 31 de março de 1.964 nada como falar de democracia! Em fevereiro passado a instituição “Economist Intelligence Unit” divulgou que somos, aqui no Brasil, uma “Democracia Imperfeita”. Estamos em 51º lugar no ranking. A campeã, há 14 anos, é a Noruega.  Lá eles estabelecem quatro níveis: “Democracia Perfeita”, “Democracia Imperfeita”, “Regime Híbrido” e “Regime Autoritário”.  

    Não fique achando o fim do Mundo.  Os Estados Unidos, até um dia desses tido como a terra das oportunidades, pois a terra da democracia e liberdade, também é considerada uma “democracia imperfeita”. Eles estão em 29º lugar.

    Quando terminou o primeiro turno de 2022, os apoiadores da reeleição de Jair Bolsonaro, com a definição de um Congresso claramente conservador, onde o PL tinha sido escolhido o maior partido da Câmara dos Deputados, especialmente, assim como vários do “Centrão” que lhe apoiaram – salientavam que a eleição de Bolsonaro seria o melhor para o país pois haveria uma sintonia.

    A eleição presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva foi uma demonstração, numa sabedoria nacional impressionante, que o povo não confiava no bom resultado de uma sintonia entre conservadores e ultra conservadores.  Isso ficou claro com a desaprovação popular aos atos de 8 de Janeiro de 2023, como sabemos.

    No momento, com a retomada do ano legislativo estamos vendo como o Congresso conservador, com apoio dos ultraconservadores, está fazendo das suas. O país vê a aprovação do fim das saídas legais e temporárias de apenados, a aprovação, quase pronta, da criminalização de porte de drogas, sob qualquer ordem, já feita no Senado e com amplas condições de ser aprovada na Câmara dos Deputados.

    De quebra, o Governo eleito para manter a democracia, se enrosca no apoio a gestores de países citados como “Regime Autoritário” como Venezuela e Rússia, vemos o presidente Lula e sua primeira dama, Janja da Silva, enfrentando processo de calúnia por “Fake News” contra o casal Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro por conta da alegação de sumiço de moveis do Palácio do Alvorada, um delator dos atos golpistas, tenente-coronel Mauro Cid, é pego dizendo que Alexandre de Moraes e a Polícia Federal fazem a Justiça que querem, de quebra a economia do país não está ruim, prometendo melhorar, mas a opinião pública desaprova cada vez mais o Governo Federal.

    Independente do mau-momento do Governo, que defendeu a democracia contra outro que não tinha compromisso abertamente fajuto com ela, pois isso muda com o tempo, vemos que a democracia brasileira, imperfeita como querem os “gringos” do “Economist Intelligence Unit”, tem algumas características interessantíssimas.

    Estamos vendo que o Governo Lula 3 já sinalizou que não quer ficar falando de democracia neste 31 de Março, com o claro propósito de evitar polemizar com os militares, tendo que pedir explicações por ordens unidas, como vimos nos anos Bolsonaro.

    O brasileiro e brasileira, com uma sabedoria que é difícil de explicar, talvez desejasse  que o Brasil lidasse com suas “imperfeições democráticas” às escancaras.  Às vésperas dos 60 anos do Golpe de 1964 estamos lidando com nossas imperfeições, mas sem vergonhas públicas. 

    Não sei se isso é bom, não sei se é mal.  As contradições do vencedor e do vencido são públicas. O povo está vendo isso sem rodeios, sem meias palavras.

    Ninguém parece querer pedir perdão a ninguém. Isso, sim, tenho certeza que não é bom!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    E-mail:  [email protected]

     

     

     


Vídeos
publicidade