• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 07:15:37
Genésio Jr.
  • 02/07/2023 12h40

    Promete ser menos assustador!

    Veja mais

    Menos assustador!( Foto: Canaltech )

    (Brasília-DF) Que mês de junho foi esse que passou em nossas vidas?!

    Sabemos que final de semestre é, por natureza, período em que a economia dá um alívio depois da pressão do primeiro trimestre, sempre difícil tanto para o Estado, as empresas e as famílias.   Tradicionalmente, o chamado aumento da demanda impõe aumento de preços e serviços.

    As festas de junho, pela regra, iriam esvaziar a Cidade do Poder, porém mesmo com as viagens de Lula e as das outras Excelências tivemos assuntos de sobra. Congresso e Judiciário nos legando assuntos que gostemos, ou não, são históricos.

    O marco do mês foi, claro, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que inabilita o ex-presidente Jair Bolsonaro para eleições até 2030. A decisão não transitou em julgado, deverá ter mais dois recursos pela frente, mas é tido como certo que se consolidará. Tem o natural balanço de seis meses dos governos estaduais e dos chefes de poderes, em especial do Lula 3.

    Assunto temos demais para tratar. E o mês de julho já surge nos exigindo respostas para o futuro, seja breve, médio e longo. Não está fácil para nós outros. Processar o que vivemos e já projetar o futuro!  A vida dos poderosos não é fácil. Para os mais responsáveis, as benesses do poder são paliativos para tantas exigências de nosso tempo.

    Infelizmente, para nosso futuro, nem todos os poderosos ficam sem dormir com tantos desafios. A mediocridade de nossas elites, todas elas, é verdade, faz com que as pequenas preocupações de sobrevivência quotidiana de nosso povo fiquem maiores ainda.

    Todo mundo falando ao mesmo tempo, diz a regra, ninguém se ouve, apesar de todos estarem pensando que possuem a verdade. Tempo difícil com tanto vozerio!

    Uma coisa é certa, quem acha que perdeu muito se engana, quem acha que ganhou muito também. Os vencedores e perdedores vão voltar a se encontrar no percurso republicano.

    Estão dizendo que a riqueza financeira dos mercados é muito acima do Produto Interno Bruto(PIB) global e é algo que vai chegar aqui! O Mundo já precificou a guerra Rússia-Ucrânia, tanto é que a inflação na Zona do Euro já recua. A economia nos Estados Unidos também está avançando.  A Ásia está sendo puxada por uma Índia surpreendente. Existe muita ansiedade para todos os lados com este estado de coisas.

    A possibilidade de reorganização política gera expectativa de alguma tranquilidade, num momento em que o país está engrenando mudanças no marco fiscal e na real possibilidade reformadora. 

    Nos Estados estamos vendo uma nova leva de governadores buscando alternativas novas, reorganização, seja no Norte com o Meio Ambiente, o centro-oeste ganhando infraestrutura, o Sudeste assumindo responsabilidades, o sul sempre sul e o Nordeste em busca do tempo perdido.

    O segundo semestre promete ser menos ansioso e assustador!  Isso não é garantia de nada, mas não resta dúvida que a sensação não é de aflição!

    Vamos torcer, e trabalhar, para que assim seja!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalistas

    E-mail: [email protected]  

     

     

     


Vídeos
publicidade