- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 28 de dezembro de 2024 05:48:16
(Brasília-DF) Que mês de junho foi esse que passou em nossas vidas?!
Sabemos que final de semestre é, por natureza, período em que a economia dá um alívio depois da pressão do primeiro trimestre, sempre difícil tanto para o Estado, as empresas e as famílias. Tradicionalmente, o chamado aumento da demanda impõe aumento de preços e serviços.
As festas de junho, pela regra, iriam esvaziar a Cidade do Poder, porém mesmo com as viagens de Lula e as das outras Excelências tivemos assuntos de sobra. Congresso e Judiciário nos legando assuntos que gostemos, ou não, são históricos.
O marco do mês foi, claro, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que inabilita o ex-presidente Jair Bolsonaro para eleições até 2030. A decisão não transitou em julgado, deverá ter mais dois recursos pela frente, mas é tido como certo que se consolidará. Tem o natural balanço de seis meses dos governos estaduais e dos chefes de poderes, em especial do Lula 3.
Assunto temos demais para tratar. E o mês de julho já surge nos exigindo respostas para o futuro, seja breve, médio e longo. Não está fácil para nós outros. Processar o que vivemos e já projetar o futuro! A vida dos poderosos não é fácil. Para os mais responsáveis, as benesses do poder são paliativos para tantas exigências de nosso tempo.
Infelizmente, para nosso futuro, nem todos os poderosos ficam sem dormir com tantos desafios. A mediocridade de nossas elites, todas elas, é verdade, faz com que as pequenas preocupações de sobrevivência quotidiana de nosso povo fiquem maiores ainda.
Todo mundo falando ao mesmo tempo, diz a regra, ninguém se ouve, apesar de todos estarem pensando que possuem a verdade. Tempo difícil com tanto vozerio!
Uma coisa é certa, quem acha que perdeu muito se engana, quem acha que ganhou muito também. Os vencedores e perdedores vão voltar a se encontrar no percurso republicano.
Estão dizendo que a riqueza financeira dos mercados é muito acima do Produto Interno Bruto(PIB) global e é algo que vai chegar aqui! O Mundo já precificou a guerra Rússia-Ucrânia, tanto é que a inflação na Zona do Euro já recua. A economia nos Estados Unidos também está avançando. A Ásia está sendo puxada por uma Índia surpreendente. Existe muita ansiedade para todos os lados com este estado de coisas.
A possibilidade de reorganização política gera expectativa de alguma tranquilidade, num momento em que o país está engrenando mudanças no marco fiscal e na real possibilidade reformadora.
Nos Estados estamos vendo uma nova leva de governadores buscando alternativas novas, reorganização, seja no Norte com o Meio Ambiente, o centro-oeste ganhando infraestrutura, o Sudeste assumindo responsabilidades, o sul sempre sul e o Nordeste em busca do tempo perdido.
O segundo semestre promete ser menos ansioso e assustador! Isso não é garantia de nada, mas não resta dúvida que a sensação não é de aflição!
Vamos torcer, e trabalhar, para que assim seja!
Por Genésio Araújo Jr, jornalistas
E-mail: [email protected]