• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 08:12:27
Genésio Jr.
  • 25/06/2023 12h39

    São Pedro não será generoso com todos!

    A semana de São Pedro será decisiva para a Reforma Tributária

    São Pedro não será de todos(Foto: Embleme)

    (Brasília-DF) Foi-se a semana do São João. Começa a semana de São Pedro! É tempo de pular fogueiras para alguns e fazer festa para outros tantos.

    Noutros tempos era comum se dizer que as arengas tiravam férias e adversários iam se refestelar no mesmo arraial! Muita coisa mudou no Brasil depois da ferrenha polarização surgida com a crise da nossa democracia.

    A semana do São João acabou sendo boa para o Palácio do Planalto, o Governo Federal e para o chefe de Governo, Luiz Inácio Lula da Silva.

    O Palácio do Planalto viu boa parte das propostas de sua equipe tendo êxito. Não se vu bate cabeça entre seus membros, a petezada que atua por lá não ficou exposta e a aprovação do Marco Fiscal no Senado, apesar do relatório final, confirmado, do senador Omar Aziz, é uma conquista do Planalto. Sem contar a ampla aprovação do Cristiano Zanin ao Supremo com votação histórica.

    O Governo Federal se viu, como um todo, sendo bem recebido pelo Mercado, agentes econômicos e a sociedade com a semana venturosa de ganhos nas bolsas, dólar abaixo de R$ 4,80 assim como redução dos combustíveis tendo uma clara redução dos preços. Quem foi aos supermercados viu isso, claramente. De hábito, no fechamento do semestre há aumento de preços.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a princípio, teria uma agenda arriscada na ida a Itália, apesar do encontro com o Papa Francisco, e uma estada de pressão na França por conta de sua posição que agrada mais a Rússia que a Ucrânia.

    Na Itália, Lula esteve com a ultra direitista Giorgia Meloni, primeira ministra da Itália, e acabou tirando de letra em nome dos dois países e ainda a convidou para vir ao Brasil. Os dois discordam sobre quase tudo, diga-se de passagem.

    Na França, Lula chegou sendo questionado sobre sua posição sobre a guerra no centro da Europa, sendo destacado que não tem mais o prestígio do passado em seu país. De saída, ainda se viu jornal de centro-esquerda dizendo que ele era um falso amigo do Ocidente.

    Lula saiu de lá fazendo gol de todo jeito. No futebol, se diz que até gol de mão vale, se o juiz não viu! Lula os fez. Colocou no centro da sala a falta de compromisso dos ricos com os mais pobres, destacou a desigualdade, disse, para satisfação dos africanos, que não dava para cobrar dos mais pobres cuidados com o meio ambiente sem contrapartidas. Ele tirou a guerra Rússia-Ucrânia da sala, que lhe desgasta.

    Lula, de quebra, no evento no Campo de Marte, de frente da Torre Eiffel, para horror dos políticos que lhe cobram distância da Rússia, foi ovacionado no evento roqueiro PowerOurPlanet por jovens, coisa que os políticos lutam todo dia para conquistar, ao falar da Amazônia e do compromisso com o desmatamento, a cara do novo. O velho falando do novo como se velho não fosse!

    De quebra, foi a semana em que começou o julgamento da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    A semana não deverá ser de votações importantes no Congresso, mas haverá CPI’s, e a continuação do julgamento de Bolsonaro.

    A semana de São Pedro será decisiva para a Reforma Tributária. Um assunto que não é mais de governo, mas da sociedade – destaque-se  que o governo ganhará muito se a RT for bem sucedido.

    Uma coisa é certa, São Pedro não deverá ser generoso com todos!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    E-mail: [email protected]

     

     

     


Vídeos
publicidade