• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 12:15:59
Genésio Jr.
  • 11/06/2023 13h25

    Fotografias reveladoras

    Quais das fotografias devemos levar em conta para esta semana pós-feriado?!

    Foto boa e foto ruim( foto: IStock)

    (Brasília-DF, 11/06/2023) Depois de um tormentoso maio, onde em tudo parecia ter data certa para o Mundo acabar, pelo menos no cenário do poder, começamos um junho com expectativa de mudanças de posturas e reavaliação de posições, de parte a parte, destaque-se.

    Eis que surgem duas situações interessantes para avaliarmos os próximos dias.

    O pacote de medidas anunciadas na segunda-feira, 5 de junho, com os descontos dos carros que atende a classe média e o Desenrola (que já recebeu o apoio dos grandes bancos privados) que atende as classes C.D muito bem, seguido de uma divulgação com um IPCA em queda destacada fechando com os mercados eufóricos em mais de 117 mil pontos no Ibovespa e dólar a R$ 4,87.

    A outra situação é a divulgação da pesquisa IPEC/O Globo da sexta-feira, 9, apontando uma queda, na margem de erro, na aprovação do Governo Lula 3 em 37%. Lula perdeu quatro pontos de aprovação e ganhou quatro de desaprovação desde o início do Governo. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 1º e 5 de junho, em 127 cidades. Lua está pior nas grandes cidades.  Nos municípios pequenos, 41% dos entrevistados avaliam a atual gestão como ótima ou boa, enquanto naqueles com mais de 500 mil habitantes o número cai para 33%.

    No Nordeste, Lula tinha 55% de aprovação e caiu para 45%. No Sul, 31% consideram hoje a gestão ruim ou péssima.

    A fotografia do final da semana foi boa, mas o retrado mostrado até o dia 5 não foi nada bom, queriam ou não os governistas.  Fotografias. Adoramos quando elas mostram o nosso melhor ângulo, as detestamos quando nos mostram gordos, feios e velhos!

    Quais das fotografias devemos levar em conta para esta semana pós-feriado?! As duras meu caro, minha cara. Não estamos acabados e nem somos a última coca cola do deserto!

    Está evidente que se a turma da economia começa a apresentar resultados positivos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe que a turma da política está devendo. Os petistas que o cercam no Palácio do Planalto podem estar errando nisso ou naquilo, mas de nada adianta fazer gestão política como no passado. Os políticos tem os bilhões dos fundos partidários e eleitorais, as emendas impositivas e um orçamento de todas sorte, que até um dia desses ainda era secreto.

    Lula já sabe que sua turma da política está errando muito por conta dele próprio. Só Lula pode mudar esse estágio das coisas. Basta, em grande parte, o chefe agir com determinação.

    A próxima pesquisa não deve ser tão alarmante como esse que passou. O mercado já trabalha com o PIB, em 2023, entre 2,2% e 2,5%.  A OCDE, em seu Outlook mais recente, apontou em 1,7%, mas nada garante que a gestão política avançará na mesma medida.

    Será que Lula, com os números econômicos, vai avaliar que é possível adiar para mais adiante para ver como é que fica? Será que Lula vai se adiantar e aproveitar a lógica das festas juninas e pular logo essas fogueiras apresentadas?  A regra manda aproveitar os momentos menos tensos para fazer o que é necessário e não deixar para nova crise, ter que se expor!

    Tem gente dizendo que Lula não é mais o encantador de serpentes do passado, não vou entrar nessa, apesar dos sinais em contrário. Experiência não é algo que se compra no supermercado!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalistas

    e-mail: [email protected]


Vídeos
publicidade