• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 09:13:00
Genésio Jr.
  • 04/06/2023 12h57

    Entendendo a aldeia para voltar ao Mundo!

    Lula disse em São Bernardo na sexta-feira, em seu berço, que tem que conversar com quem “não gosta da gente”

    Lula discursa em São Bernardo ( Foto: Viva ABC

    (Brasília-DF) Não adianta tentar entender o Brasil, no canto que você está, sem observar  o todo.

    O Brasil nasceu no Nordeste, seu coração está em Minas, seu motor está em São Paulo e sua alma no Rio de Janeiro, arisco dizer, mas aceito ressalvas. A Hiléia do Norte é um páreo duro que precisa do Estado para ficar do jeito que está, mas não matar seu povo. O Centro-oeste, noviço, só pede infraestrutura. O Sul pede só que não o atrapalhem.

    O Lula 3 entra no mês das festas de junho avaliando que o pior já passou em sua relação difícil com o Congresso, mas não é bem assim. Se é verdade que o presidente Lula em seu terceiro mandato ouviu bem que vai ter que se virar sozinho no Congresso, ele precisa reconhecer que tem que fazer um governo não só de Frente Ampla, bem mais que isso.

    Lula disse em São Bernardo na sexta-feira, em seu berço, que tem que conversar com quem “não gosta da gente”. É importante que seus lugares-tenentes tenham ouvido mais que todos.

    O Congresso majoritariamente conservador não vai aceitar prato feito de um governo que ainda não consegue ser de Frente Ampla, quiçá alargado.

    Lula tem que começar fazendo crer a o seu chefe da Casa Civil, que lhe deu quase 4 milhões de votos de maioria na disputa apertada que o elegeu - que Brasília não é uma “ “Ilha da Fantasia” como ele disse recentemente num evento na Bahia(se esquece ele que o baianos são a maior população de não-nascidos no DF, que vieram para cá não porque foram chamados!)

    Ele tem sido um entrave para o Congresso ser bem recebido no Planalto e que está obrigando Lula a ter que fazer a micropolítica. Costa teve um breve mandato de deputado federal e foi levado por Jaques Wagner para ser supersecretário na Bahia. Aqui, sempre foi um coadjuvante. Ganhou marca de obreiro e gestor e contou com a boa vontade do maior aliado de Wagner e do petismo sucedâneo na terra que nasceu o Brasil, o ajuizado Otto Alencar. Coisas para os iniciados na Bahia.

    Todo mundo fica falando que a disputa regional de Arthur Lira e Renan Calheiros está afetando o Brasil e a articulação de Lula, mas se esquece que atrás dessa foto tem outra. O deputado Elmar Nascimento, líder do União, e que é o favorito, não-dito-mas-sabido, para suceder Arthur Lira no comanda da Câmara é um adversário de Rui Costa na Bahia e que não precisou dele para se eleger, nem votou no PT.

    Muita gente reclama de Alexandre Padilha, um paulista, pois é mais fácil do que entrar no vespeiro nordestino que só Lula tem condições de resolver.

    Lula viveu definições para o futuro no Brasil nessa semana, mas viu, também, expostas suas fragilidades como líder regional. Lula tem muito espaço em sua agenda internacional para queimar, isso é inquestionável, e isso pode ajuda-lo a fazer o país crescer mais do que se esperava, tanto neste ano como em 2024.

    Lula vai começar o mês das festas com amplas condições de rearranjar a base que não tem ainda! Só Lula, com sua experiência, pode remontar algo que não foi montado. Coisas que só a política explica.

    A política não é internacional, ela é, eminentemente, local. Fundamental entender ou reentender sua aldeia para voltar a pensar o Mundo.

    No mês das fogueiras, Lula já pulou algumas e se é verdade que aprendeu com os chamuscos que enfrentou, saberá pular outras que virão.

    O bom da Política é que ela dá oportunidades aos que as buscam! Vamos ver!

    Por Genésio Araújo Jr. Jornalista

    e-mail: [email protected]  

     

     


Vídeos
publicidade