• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 13:18:45
Genésio Jr.
  • 14/05/2023 12h53

    Sem direito de colocar no lixo!

    Lula só foi o representante de uma alternativa necessária, que me perdoem os meus caros e caras petistas

    Olha a cara da Frente Ampla! ( Foto: Folha-Uol)

    (Brasília-DF) Coração de mãe é gigantesco, aceita e tolera tudo em nome dos filhos e filhas!  Coração do eleitorado não é mesma coisa, não! Definitivamente!

    Em tempos que a democracia está sob ataque, muito mais pelos seus erros que pelas virtudes de seus detratores - parece haver poucas dúvidas de que o maior problema da democracia foi que ela deixou de entregar, como fez durante 70 anos no século passado, notadamente. Aumentar a renda no mundo e ajudar a criar uma classe média planetária!

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu se eleger para seu terceiro mandato ,em grande parte, pois os que acreditavam na democracia como única alternativa fecharam o nariz para os mau-cheiros petistas. A tese da Frente Ampla foi fundamental e se Lula não levá-la à frente vai cometer estelionato eleitoral.

    Você pode até achar, acreditar, que muita coisa que foi feita não deveria seguir, mas se elas foram construídas com maioria devem ser respeitadas. Lula quando chegou ao poder  na primeira vez manteve, mesmo com resistência, a chamada âncora fiscal que juntava superavit primário, metas de inflação e câmbio flutuante, montado em consequência do Plano Real de Fernando Henrique Cardoso. Ganhou muito com isso e quando veio a bonança das commodities  levou o país a índices de democracia social e redução da pobreza como nunca que viu!

    Nos últimos tempos, no Lula 3, vemos Bolsonaro ficar cada vez mais complicado e os males que ele fez ao país evidentes, porém, Lula está, a cada momento, dando indícios de estelionato eleitoral.

    Lula só foi eleito, em grande parte, pois apostou numa Frente Ampla, que não são só de pessoas com caras mais amenas, mas com ideias mais amenas. Os empresários que assinaram as diversas listas em apoio a democracia, o histórico evento na Praça dos Arcos no Largo do São Francisco, a chapa com Geraldo Alckmin e a vinda de Simone Tebet são conquistas do país e não só de Lula.

    Lula só foi o representante de uma alternativa necessária, que me perdoem os meus caros e caras petistas.

    Nos últimos dias, as tentativas de mudar o Marco do Saneamento por decreto, a insatisfação milimétrica com a privatização da Eletrobras, fazer “bullying” contra o União Brasil, insistir em dizer que seu ministro da Casa Civil, Rui Costa, “é quase” seu primeiro ministro, inaugurar um presidencialismo de comercialização.  São coisas velhas!

    Se Bolsonaro é a cara da velharia e não do vintage, Lula que era o vintage, agora quer ser velharia! É verdade que não é na conta da barbárie bolsonarista, mas insistir em fazer caminhos antiquados. 

    Faz algum tempo que alguns falam, e Arthur Lira foi um dos primeiros a verbalizar entre os políticos, que 2023 não é 2003. Eles falam pela cota dos interesses políticos, mas a coisa é bem mais ampla.

    O que está em jogo não são os pequenos jogos da intrigalhada política, disso ou daquilo. Essa andança de Lula pelo Nordeste só serviu para nos mostrar que Lula precisa, mesmo rever conceitos.

    Tudo indica que Bolsonaro não poderá ser candidato tão cedo, mas não é por isso que acabou o contraditório. Se o tosco terá seus dias para ser tosquiada é uma coisa, mas Lula não tem o direito, em nome das boas práticas, de jogar no lixo, agora, a Frente Ampla e suas ideias! Isso, ele não tem!

     

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    e-mail: [email protected]


Vídeos
publicidade