• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 15 de maio de 2024 07:58:06
Genésio Jr.
  • 23/04/2023 14h39

    Que venham mais certezas, menos dúvidas!

    Veja mais

    Olha as dúvidas! ( Foto: Capital Social )

    (Brasília-DF) A última semana de abril, o mês da mentira, início do outono no hemisfério sul e primavera na parte norte, deverá ser marcada no mundo do poder pelo início da tramitação do Novo Arcabouço Fiscal, uma certa CPMI do 7 de janeiro. Lula em Portugal e Espanha.

    O mundo não está fácil para ninguém.  O instituto sueco V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, divulgou o seu segundo relatório sobre democracia no Mundo. A democracia não esteve tão ruim das pernas desde 1986. Bem antes da queda do Muro de Berlim! Segundo o V-Dem, 72% das pessoas no planeta vivem em países não democráticos, sejam eles autocracias eleitorais ou ditaduras. As ditaduras subiram de 22 para 33 em uma década  - aumentou as democracias falhas e autocracias eleitorais.

    O estudo diz que o Brasil é uma democracia com falhas. Aqui no Brasil, gente importante diz que as instituições estão funcionando.

    Lula diz que adora a democracia, mas namora abertamente com a ditadura chinesa e a autocracia russa. Ele está em Portugal sendo muito bem recebido, mas não irá falar em sessão no Parlamento para não ouvir desaforo de autocratas confessos e defensores dos ucranianos. Algo meio estranho, mas é isso mesmo. Tempos bizarros.

    O Brasil é o que é, pois soube usar da democracia e da autocracia como poucos entre as grandes economias, tanto do século 20 como na virada para o Século 21.

    No início do Século 20, numa democracia oligárquica chegou a crescer impressionantemente, até a quebra da Bolsa de Nova York.  Na autocracia de Getúlio Vargas, quando o mundo ainda estava em dúvida se era democrático ou autocrático( facista ou comunista) soube engrenar.  O retorno da democracia entre 1950 e 1961 tivemos um crescimento destacado, crescimento da classe média como nunca tínhamos visto. Veio nova ditadura, especialmente de 1968 a 1982. Tivemos crescimento destacado para depois cairmos num processo recessivo que durou até 1992.

    De 1994, com o Plano Real até os dias atuais, de democracia, tivemos relâmpagos de crescimento, mas tivemos recessão, também.  Nenhum país do G-20 viveu isso. O mundo pensa que nos conhece, mas mesmo assim sabe que nós somos capazes, mais até que sabemos.

    Lula lá na Europa se rebola em querer ser democrata e amar ditadores. Aqui no Brasil, tudo indica que o novo marco fiscal deve fazer aqui o que a China fez no Congresso dos Estados Unidos, uniu democratas e republicanos. A CPMI poderá até ser controlada pelos governistas do Lula 3, mas nada garante que não haverá ruídos suficientes para atrapalhar coisas importantes para o país.  Oposição tem todo o direito de atrapalhar a festa do Lula 3.

    O que ajuda o Lula 3 é que o mundo sabe de suas dificuldades para lidar com as vertentes autoritárias que vem da China, Índia e Rússia e com um o modelo democrático capenga que vem dos Estados Unidos e Europa. Eles também não sabem o que fazer com suas opções. 

    Lula tem que ser criticado pois governos, na democracia, são tanto melhores ao serem revelados. Deve ser cobrado para ser adequado aos tempos diversos, mas a verdade é que ninguém no tabuleiro do mundo parece saber como lidar com o futuro, apesar de aparentar que sabem!

    O quarto mês do ano conhecido por nós por ser o mês da mentira e da transição de estações tinha que ser isso mesmo, cheio de meias verdades e nos deixando sem saber como lidar com o que virá!

    Vá logo se embora abril, para ver se conseguimos mais verdades inteiras, mais certezas que dúvidas!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]

     

     


Vídeos
publicidade