• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 14 de maio de 2024 22:13:02
Genésio Jr.
  • 16/04/2023 12h26

    O sindicalismo dentro do Estado!

    Lula fez um estrago danado, para onde você olhar, apesar de se afirmar que chineses e russos estão rindo à toa!

    Os Operários, de Tarsila do Amaral( foto sybdpsl)

    (Brasília-DF) A viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciada no dia 12 e finalizada no 16 de abril foi muito mais do que se imaginava dela. Já se sabia que traria mais resultados do que foi a viagem aos Estados Unidos, iniciada no 8 de fevereiro e encerrada no 11 do mês mais curto do ano.

    Existe uma máxima: quem fala por último, fala melhor!  É inegável que o gosto de Lula pela política externa lhe dá atributos para outras lutas. O que ele já fez em 4 meses de mandato é muito mais do que Jair Bolsonaro fez em quatro anos de mandato. Bolsonaro não tinha para onde escapar quando estava encalacrado, só dobrava a aposta.

    Lula volta ao Brasil tendo que enfrentar um Congresso Nacional que, mesmo sem orçamento secreto e sem enfrentar adversários em postos chaves, está empoderado. É a velha estratégia dos profissionais se servirem dos extremos para fazerem o que acham que precisa ser feito. Como já disse noutro momento, que Lula se vire com seus problemas.

    Sobre a viagem a China, especialmente, as pessoas tem que ver a origem de Lula. Lula é um sindicalista e não um socialista como pensam seus chucros inimigos. E como pensam os sindicalistas, mesmo que se postem como chefe de Estado e pretensos estadistas?  Como sindicalistas, ora bolas!

    O sindicalismo foi um momento surgido no século 19, notadamente, em que se busca defender direitos sociais , e econômicos, dos trabalhadores frente a vontade dos patrões. O sindicalismo moderno ainda não sabe para onde vai após o fim do chamado “chão de fábrica” e agora com a inteligência artificial(IA).

    Lula é homem do século 20 – o sindicalismo busca garantir emprego e renda ao mesmo tempo que não quer matar a galinha dos ovos de ouro, o capitalista. Alguém tem que fazer o trabalho sujo, sempre.

    Lula fez um estrago danado, para onde você olhar, apesar de se afirmar que chineses e russos estão rindo à toa! Explico mais adiante.  

    A longa declaração formal conjunta Brasil-China, de 49 parágrafos, que só é lida por diplomatas, imprensa atenta e alguns tantos, não é bicho de sete cabeças.  Lula fustigou os Estados Unidos com a ida na Huawei e a fala sobre tirar o dólar da condição de moeda única para os negócios e trocas, mas afirmar que é o fim do mundo isso tudo, em favor de autocratas contra os bonzinhos norte americanos, é uma besteira completa.

    Lula como um velho sindicalista deu a pista ao dizer que defende os interesses do povo brasileiro, acima de tudo.  Ele defende a renda dos brasileiros, a garantia de seus empregos e que as galinhas dos ovos de ouro, Estados Unidos e China, continuem vivas pondo ovos brilhantes.

    Em breve, Lula irá a Europa, a Portugal e a Espanha, esta última vai comandar a União Europeia no ano que vem, como o Brasil vai comandar o G-20. Ele, na China, disse que a União Europeia, assim como os Estados Unidos, tem que deixar de incentivar a guerra Rússia-Ucrânia. O que que ele vai dizer aos europeus quando chegar por lá?  

    Lula sabe que o acordo Mercosul-União Europeia é uma grande janela de oportunidade para o sindicalismo de Estado de Lula para ganhar mais uma galinha dos ovos de ouro!

    Até lá ele vai ter que ver seu governo se virando com esse Congresso poderoso que está aí na praça. Bolsonaro não tinha para onde escapar, Lula tem alternativas consideráveis. Mal ou bem em suas ações e estratégias é inegável que quem tem cartas à disposição para o jogo.

    Tudo indica que a ida de Lula a Europa não vai agradar tanto assim a China e a Rússia como hoje, claramente, desagrada o EUA.

    Você pode até detestar os novos(velhos!) poderosos, mas que eles sabem se virar, lá com a suas, isso, eles sabem!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    e-mail: [email protected]

     


Vídeos
publicidade