• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 07 de julho de 2025 20:54:08
Edson Vidigal
  • 21/09/2014 14h19

    Preparem-se

    No final de semana, foram divulgadas pesquisas Datafolha e Ibope em dois importantes colégios eleitorais do Nordeste – Ceará e Maranhão.

    (Brasília-DF) Pesquisas Ibope e Datafolha apontam que a Presidenta Dilma estaria com algo em torno de 33/34% de intenções de votos consolidados, Marina Silva não está consolidada nos 30% e nem Aécio Neves se fixou entre 17/19%

     

    Quando vamos aos números da pesquisa espontânea, especialmente no Datafolha, apontam Dilma com 30%, Marina com 24% e Aécio com 12%.

     

    No final de semana, foram divulgadas pesquisas Datafolha e Ibope em dois importantes colégios eleitorais do Nordeste – Ceará e Maranhão. No Ceará, os dois principais candidatos somam 75% dos votos majoritários e apoiam a candidatura de Dilma Rousseff. No Maranhão, os dois principais candidatos somam 75% sendo que apoiam Dilma. No Maranhão, saíram números da pesquisa presidencial e a presidenta Dilma tem 60% de intenções de votos, seguido de Marina Silva com 19% e Aécio Neves com 6% das intenções.

     

    A eleição mais difícil da democracia brasileira, como já destacamos aqui, viveu momentos de vale tudo e de um processo de desconstrução severo, imposto a candidata Marina Silva.  Mesmo com tamanho bombardeio, a candidata do PSB se manteve num espaço político respeitável.  A campanha da Presidenta Dilma fez coisas vergonhosas e comprovou que na política brasileira vale qualquer coisa para ficar no poder, porém agora a campanha da candidata à reeleição entra numa abordagem política respeitável contra a candidata do PSB.  No lugar das baixarias passou a se aproveitar dos espaços vazios que Marina Silva deixa em suas propostas. Isso sim, é política.

     

    Aécio Neves, agora convencido que vale à pena bater em Marina, entra na questão política e sai da mera reclamação, quase arenga - dá consistência as suas propostas voltadas para a volta da credibilidade para conduzir melhor o país.  Aécio diz que Marina é a mesma coisa que votar no Partido dos Trabalhadores. Insiste no antipetismo, mas sem usar do ranço preconceituoso ao partido nascido na esquerda e que se apropriou do Estado como se fosse o único capaz de dar jeito no Brasil.

     

    Dilma, competente em suas apostas, viu que a proposta de Aécio pode colar e volta a insistir no nós-contra-eles.  Os petistas voltam ao estágio inicial da campanha, sabem que o melhor para derrotar, num inevitável segundo turno, são os tucanos. Marina vem cometendo erros políticos, este de anunciar uma “atualização dos direitos trabalhistas” era tudo o que os competentes “desconstrutores” petistas precisavam e mira a classe média urbana onde Marina fincou sua trincheira. Isso é política, nisso Marina precisa ver que não dá para fugir de lidar com os seus profissionais. Ela precisa chamar os seus universitários, nem só de carisma vive uma campanha tão científica e ao mesmo tempo emocional como esta.

     

    O Nordeste parece não sofrer abalos na decisão de apoiar a presidenta Dilma com larga maioria, porém os grandes centros urbanos prometem dar muito boa votação a candidata do PSB.  As pesquisas que vem de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul também são favoráveis a Dilma e confirma nossos prognósticos e dos analistas de pesquisas de Dilma caminha para ter alguma margem de vitória, mínima que seja.

     

    A partir desta semana teremos 11 dias de campanha intensa, duríssima. Preparem os corações e a paciência.

     

    Eis o mistério da fé.

     

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

     

    e-mail: [email protected]


Vídeos
publicidade