• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 21 de abril de 2025 04:52:11
Misto Brasília - Por Gilmar Correa
  • 26/08/2015 20h27

    Metástase ameaça segurança do cidadão

    Situação é preocupante, pois o sistema está em xeque

    A violência é tema recorrente nas conversas em todos os níveis. Não poderia ser diferente. Reflete os índices crescentes de crimes de toda ordem, assassinatos e, porque não dizer, impunidade.

    Recentemente entrevistei um desembargador sobre a crise no sistema prisional. Ele não via grandes avanços e admitiu que os magistrados de uma maneira geral tem medo.

    E comentou que nas audiências a rotina é perguntar ao réu a que facção pertence, para que o acusado seja encaminhado ao pavilhão onde o grupo criminoso controla.

    Chega-se a uma conclusão estarrecedora: a continuar com esta prática, não haverá mais esperança para que os índices recuem. Percebe-se que o Estado perdeu a batalha e a sociedade descrente está prestes a jogar a toalha.

    A situação é tão grave que membros de corporações e instituições encarregadas de prender, julgar e encarcerar bandidos não acreditam mais no próprio sistema.

    Esta percepção pode ser percebida numa declaração de um policial graduado. Segundo ele, as recentes chacinas, como a de São Paulo, acontecem porque o policial “não acredita no sistema”.

    A se confirmar esta metástase, a sociedade organizada precisa reagir. Portanto, está mais do que na hora dos gestores e políticos deixarem o proselitismo de lado.

     


Vídeos
publicidade