• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 21 de abril de 2025 18:39:02
Misto Brasília - Por Gilmar Correa
  • 03/06/2015 12h04

    Godzilla vira cidadão japonês

    Nossos personagens nunca tiveram importância

    Você lembra do Godzilla, nascido Gojira? Pois é, o monstrengo conhecido por destruir prédios, carros e abater aviões agora é cidadão japonês.

    Fiquei pensando aqui com meus botões: quais os personagens brasileiros que poderiam ser elevados a esta categoria.

    Falo não de monstros, mas de personagens da nossa cultura popular. O Brasil anda tão estranho que esquecemos de brasileirinhos como Saci Pererê, Curupira e tantos outros.

    Numa rápida pesquisa, descobri que há mais de uma dezena de lendas, mitos e contos folclóricos, muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem no país.

    Godzilla tem 61 anos. Nossos personagens tem o dobro dessa idade, mas nunca tiveram a importância que os japoneses resolveram dar ao lagarto produzido por Tomoyuki Tanaka e Ishirô Honda.

    Na terra de Macunaíma, o folclore corre o risco de extinção. Muitos deles, por conta do politicamente correto.

    O mestre em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Simas, já comentou sobre isso.

    Seria interessante reverenciar nossos brasileiros, como fizeram os japoneses, que classificaram Godzilla como “orgulho do Japão”.


Vídeos
publicidade