• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 22 de abril de 2025 03:44:36
Misto Brasília - Por Gilmar Correa
  • 13/05/2015 09h31

    Porque não enxugar a justiça eleitoral?

    O instituto poderá ser chamado somente a cada 60 meses

    Pois é, agora a bola da vez é a reforma política. As propostas são amplas, mas os próprios políticos admitem que o consenso é difícil. E outros acham que desse pacote, poucas sugestões serão aprovadas por conta de uma série de interesses contrariados.

    Poderá acontecer acordo em algumas questões. Seria o caso das eleições a cada cinco anos num pleito único para prefeito, vereador, presidente, deputados estaduais e federais,  senador e governador.

    Se esse isso acontecer, porque precisamos ter uma superestrutura da justiça eleitoral aparelhada para os pleitos a cada dois anos? Ora, vamos enxugar para economizar, pois este instituto seria chamado uma única vez a cada 60 meses.

    Não seria o caso de transferir esse pessoal para a justiça comum e chamá-los somente nos pleitos?

    E aproveitar os belos prédios para ajudar a desafogar os fóruns, normalmente entulhados de papel? E aproveitar a logística e a estrutura para atender a população que reclama muito do sistema judiciário?

    Fica a provocação. Não querem reformar? Porque também não se reforma a justiça eleitoral?

    Em tempo - Luiz Edson Fachin foi aprovado na CCJ do Senado após 12 horas de sabatina. Agora a indicação para o STF será votada no plenário na próxima terça-feira. A votação será secreta.


Vídeos
publicidade