• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 22:39:42
Humberto Azevedo
  • 27/03/2020 18h18

    DEM sugere que prefeitos adotem medidas urgentes para separar idosos de comunidades carentes

    Iniciativa do partido que comanda o Legislativo e está a frente da Agricultura, Cidadania e Saúde tem por objetivo evitar que o coronavírus seja fatal junto a população mais carente e vulnerável do país

    Trecho das sugestões apresentadas pelo DEM para conter o avanço da pandemia nas comunidades mais carentes do país

    A direção nacional do Democratas (DEM) lançou nesta última quinta-feira, 27, um documento com 19 recomendações para que os prefeitos possam adotar, como medidas urgentes, em seus municípios, sobretudo naqueles situados em regiões de grandes conglomerados urbanos com a finalidade de identificar os idosos residentes em comunidades carentes e separá-los do restante da família para evitar que sejam contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19).

    A iniciativa do partido que comanda o Poder Legislativo federal e está a frente dos Ministérios da Agricultura, Cidadania e da Saúde tem por objetivo que gestores municipais cumpram protocolos sociais para evitar que a doença que já matou mais de 26,9 mil pessoas em todo o mundo seja fatal para a população idosa mais carente e vulnerável do país. O documento foi elaborado pelo Instituto Liberdade e Cidadania (ILEC), fundação ligada à legenda que é responsável pela formulação de políticas públicas do partido.

    Coordenado pelo assistente social e professor universitário de Práticas Sociais e consultor do ILEC, Marcelo Reis Garcia, as medidas sugeridas aos gestores municipais pretendem que inicialmente sejam encontrados os idosos que vivem em condições vulneráveis e garantir a eles espaços exclusivos, seja em ginásios poliesportivos, escolas, ou até mesmo em hotéis para que se distanciem de seus familiares mais jovens com quem convivem em casas de poucos metros quadrados.

    A partir de então, Garcia sugere que seja estabelecida uma política efetiva de rondas que terá como missão a identificação e garantia de comunicação segura entre os idosos e os familiares. Para ajudar no processo de identificação, o documento elaborado pelo DEM aponta que as prefeituras façam uso do Cadastro Único do governo federal, criado em 2.001, que já possui muitos dados sobre as pessoas mais vulneráveis de cada município.

     

    CRAS em alerta

    Na sequência, Garcia comenta a importância de manter aberto e, em estado de alerta, os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) com, inclusive, reforço de pessoal para ampliar o atendimento a população, sobretudo, àquela em situação de uma maior fragilidade social. “É lá que as questões sociais serão tratadas. É lá que as pessoas vão procurar cestas básicas e vão procurar suas demandas. Então é fundamental que nenhum CRAS no Brasil feche”, orientou.

    “O ideal é que os CRAS funcionassem todos os dias da semana, os sete. E, para isso, é importante e é uma proposta que o protocolo faz que prefeitos e governadores baixem um decreto para que todos os assistentes sociais e psicólogos que trabalham nos níveis centrais de educação e de assistência social trabalhem nos próximo 21 dias nos CRAS e nas unidades de saúde. Voluntariado é fundamental, a solidariedade é fundamental, mas quem tem responsabilidade, neste momento, é o governo”, explicou.

    “Então o protocolo é para os prefeitos, governadores, ministros poderem estudar. O presidente Mendonça Filho [ex-deputado, ex-ministro da Educação e presidente do ILEC] colocou vai fazer uma cartilha para todos os prefeitos. E tenho certeza que essa cartilha vai ser disponibilizada e eu, como consultor do ILEC, e a equipe do ILEC, vamos estar à disposição para tirar dúvidas dos 19 pontos. Podem contar com a gente, a gente vai ganhar essa guerra junto”, complementou.

     

    Medidas

    Na oportunidade, Garcia afirmou que o momento atual exige atitudes suprapartidárias com um objetivo comum: vencer o coronavírus e impedir que a doença se transforme numa tragédia econômica, de saúde e social junto a população mais pobre do país. O Covi-19 que já infectou mais 587 mil pessoas em todo o planeta, já matou 92 brasileiros, contaminando mais de 3,4 mil cidadãos do país.

    “A gente não quer e vou reafirmar: não vamos esquecer os pobres e aqui, repetindo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), se o governo não chegar às favelas, o vírus vai chegar e a gente não pode permitir. Um grande abraço e pode contar a com a gente do ILEC”, falou.

    “[Podem contar] comigo, com o Mendonça Filho, com ACM Neto [prefeito de Salvador (BA) e presidente nacional do DEM], com Onyx Lorenzoni [ministro da Cidadania], Rodrigo Maia, com o Ronaldo Caiado [governador de Goiás] e com muita gente que não está defendendo, neste momento, nenhuma linha partidária, mas [atuando] na defesa do cidadão brasileiro”, completou.

    Os contatos com a ILEC podem ser feitos através do telefone (61) 3303-4273 e pelo correio eletrônico [email protected]. O site da fundação é www.flc.org.br.


Vídeos
publicidade