• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 16:15:04
Humberto Azevedo
  • 01/11/2016 16h01

    A política por Boaventura de Sousa Santos

    Um dos maiores intelectuais da contemporaneidade abordou a pedido deste Blog como está se dando o uso da política nestes primeiros anos do século 21

    O sociólogo e professor de Direito da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, declarou na última sexta-feira, 27 de outubro, a pedido deste Blog, os seus conceitos de como atualmente as pessoas podem entender a política.

    O depoimento do emérito professor doutor honoris causa aconteceu após a aula magna dada por ele no auditório da “Casa do Professor” da Universidade de Brasília (UnB) para milhares de pessoas sobre a sua mais recente obra: “A difícil democracia”.

    “A política tem que hoje ser procurada onde nós normalmente não havemos. Não havemos na economia, não havemos nas nossas casas, não havemos nas nossas comunidades, nas nossas escolas e nos meios de comunicação – nos mídia. Eu penso que é preciso ter hoje um conceito muito amplo de política”, comentou.

    “O que é política? É todo lugar onde há um espaço público para discussão, argumentação e decisão política. Ora esta política hoje se for só o sistema político é o sistema onde já não há muita vibração política como ainda agora vimos com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241 (em que) já não se pode mais discutir saúde e educação porque está tudo discutido”, complementou.

    “Portanto as áreas da vibração política nos parlamentos estão a diminuir e elas têm que se encontrar nos cafés, nas casas, nas comunidades, nos bairros e nas instituições. A política está aí”, completou.

     

    Para assistir a este vídeo, clique aqui.


Vídeos
publicidade