31 de julho de 2025
ELEIÇÕES 2026

Em meio aqs muitas decisões de ministros da Suprema Corte, TSE definiu o registro de 12 candidaturas presidenciais e rejeitou por unanimidade a de Pablo Marçal.

Julgamento virtual foi finalizado às 23 h 59

Por Politica Real com agências
Publicado em
TSE finalizou os registros de candidatos à presidência Foto: Arquivo da Política Real

Com agências.

(Brasília-DF, 12/09/2026)   Nessa sexta-feira, 11,  dia em que todas as atenções estiveram voltada para o Supremo Tribunal Federal com uma série de decisões de seus ministros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade rejeitar o registro da candidatura de Pablo Marçal à presidência da República. Os sete ministros votaram pelo indeferimento do pedido de Marçal e seu partido, o PRTB.

O voto da relatora, ministra Estela Aranha, foi seguido pelos ministros Ricardo Villas Bôas, Nunes Marques, André Mendonça, Antônio Carlos Ferreira, Floriano Peixoto e Dias Toffoli.

Pablo Marçal está inelegível até 2032 por ter sido condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo por ofertar gravações de vídeos para vereadores e prefeitos em troca de doações em dinheiro. O episódio ocorreu nas eleições municipais de 2024.

Além disso, o Ministério Público Federal, responsável por pedir ao TSE a negativa da candidatura, disse que o Marçal não estava filiado ao PRTB em abril deste ano, quando terminou o prazo da janela partidária para troca de partido. Ele estava filiado ao União Brasil.

Mais

No Brasil, 12 candidaturas estão na disputa pela Presidência da República nas eleições gerais deste ano, com 1º turno marcado para 4 de outubro e, se necessário, 2º turno para 25 de outubro. Nessa sexta-feira ,11, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o registro da chapa Augusto Cury e Júlio Delgado (Avante) e indeferiu a candidatura de Pablo Marçal e Leonardo Avalanche (PRTB).  

O julgamento das candidaturas foi concluído em sessão virtual que se encerra às 23h59 de hoje.

Com a conclusão dos julgamentos pela Corte Eleitoral, foram validadas as seguintes chapas:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB);

Flávio Bolsonaro e Alfredo Gaspar (PL);

Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab (PSD);

Rui Costa Pimenta e Antônio Carlos (PCO);

Samara Martins e Raquel Brício (UP);

Romeu Zema e Eduardo Girão (Novo);

Hertz Dias e Vanessa Portugal (PSTU);

Edmilson Costa e Cleusa Santos (PCB);

Renan Santos e Aroldo Medina (Missão);

Wilson Grassi e Suêd Haidar (Democrata);

Clariana Barão e Fabiana Torquato (DC);

Augusto Cury e Júlio Delgado (Avante).

 

Nos pedidos aprovados, o TSE concluiu que os registros foram feitos de forma regular e que as chapas apresentaram os documentos necessários, bem como atenderam aos requisitos de candidatura previstos na Constituição e na Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990).  

( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)