Lula disse que Trump fez “coisa desaforada” com tarifaço e nega que tenha pedido reunião bilateral com o presidente dos EUA em Evian
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 17/06/2026) Nesta quarta-feira, 17, em Evian, na França, em coletiva ao final do encontro do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez “uma coisa desaforada” ao sugerir uma espécie de novo tarifaço ao Brasil em meio a negociações em andamento entre os dois países.
“Acho que o que ele fez foi uma coisa desaforada para o Brasil. Ele sabe disso. Por isso eu disse que ele continua agindo como imperador. Nós estávamos fazendo acordo”, disse, em entrevista coletiva após o fim da cúpula do G7, em Évian, na França.Perguntado se havia conversado com Trump durante a cúpula, Lula disse não ter pedido um encontro bilateral com o presidente estadunidense porque ambos os países seguem em fase de negociação. “Não tinha porque pedir bilateral. Nós estamos negociando”.
“Na hora em que terminar a negociação, se não der em nada, não tenho nenhum problema de pegar o telefone, ligar para o Trump e marcar outra conversa. Nasci no mundo político negociando. Desde muito cedo, a minha vida foi negociar com gente tão poderosa quando ele.”
( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)