31 de julho de 2025
BRASIL/ESTADOS UNIDOS

Andrei Meireles, da PF, disse que retirou credenciais de um agente dos EUA na conta da reciprocidade após EUA retirar credenciais de PF que atuava naquele país

Brasileiro não foi expulso

Por Politica Real com agências
Publicado em
Andrei Rodrigues fala na GloboNews Foto: imagem de streaming

(Brasília-DF, 22/04)2026) Na tarde desta quarta-feira, 22, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, anunciou que retirou as credenciais diplomáticas de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na sede da PF em Brasília.

Segundo ele, a iniciativa é um ato do governo brasileiro em reciprocidade à decisão do governo dos EUA de determinar a saída do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho, também da PF, dos EUA.

"Eu retirei, com pesar, as credenciais de um servidor dos EUA pelo princípio da reciprocidade", afirmou Andrei durante entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews.

Na última segunda-feira ,20, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou que pediu a saída de um “funcionário brasileiro” do país. Embora a postagem não cite nomes, o texto indica que se trata de um delegado da Polícia Federal envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.

Ramagem foi solto na última quarta-feira ,15, após ficar dois dias preso na Flórida.

O ex-deputado foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Ramagem a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista.

Na terça-feira ,21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o caso durante viagem à Alemanha, e falou em reciprocidade.

 Na GloboNews, Andrei Rodrigues afirmou que não houve expulsão de delegado brasileiro dos EUA após prisão de Ramagem. Segundo ele, o retorno foi decisão administrativa da PF. O agente teve acesso a sistemas bloqueado ao chegar ao trabalho, o que motivou a volta ao Brasil. Ele informou que medidas semelhantes foram adotadas em relação a um agente americano que atua em Brasília, até que o caso seja esclarecido.

(da redação com GloboNews e Ag. Brasil. Edição: Política Real)