COMENTÁRIO DO DIA: Lula e as fogueiras da guerra e juro!
Ouça o comentário da Política Real
Publicado em
(Brasília-DF, 19/03/2026) A manhã começou com 19ºC e deverá chegar a 27ºC no centro da Capital do Brasil. Deverá chover forte ao longo do dia em alguma região do DF.
A Câmara realizará sessões em comissões e sessão deliberativas semipresencial.
No Senado, não haverá sessão, mas haverá trabalho na CPMI do INSS.
Haverá sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal.
Haverá sessão de julgamentos no Tribunal Superior Eleitoral(TSE).
O presidente Lula deixa Brasília e vai passar o dia em São Paulo. Ele deverá ir ao Center Norte, na capital paulista.
Com a taxa em queda do juro Selic deverá mexer com os mercados hoje. Foram 11 meses seguidos em 15%. O juro nos Estados Unidos foram mantidos. A incerteza é a palavra do momento!
E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Quem sabe ler pesquisas avalia que mesmo que Lula pintasse tudo de ouro e mandasse distribuir pão e mel teria que enfrentar uma eleição duríssima contra quem quer que fosse. Imagina só enfrentando tempos de guerra na terra do petróleo?
Essa quarta-feira poderia ter sido trágica para o Governo Federal se o Copom do Banco Central não tivesse baixado o juro e não se tivesse nada para enfrentar uma greve de caminhoneiros por conta do aumento sem fim do óleo diesel.
O Copom baixou 0,25% e o juro está em 14,75%. Foi dito que mesmo com a crise no Irã o juro tinha que começar a cair, pois chegou o limite dele. O governo anunciou que os estados podem zerar o ICMS dos combustíveis que ele vai bancar parte das perdas. Na prática só estados bolsonaristas não estão aceitando.
Lula sabe que se perder o controle do preço do diesel e Jair Bolsonaro morrer de uma queda na Papudinha Flávio Bolsonaro ganha a eleição em primeiro turno.
Os estados bolsonaristas aceitaram perder arrecadação em 22 quando Bolsonaro baixou na marra os impostos e Lula estava fora da cadeia sem tinta na caneta, mas com esperança no gogó.
A guerra é outra, mas o antipetismo é grande. Lula tem que medir a pressão desse doente chamado Brasil de manhã, de tarde e de noite.
Essa fogueira de quarta-feira ele pulou, mas outras virão!
Foi Genésio Araújo Jr. de Brasilia
( da redação)