Num caso raro no Canadá, 10 pessoas foram mortas a tiros por atiradora no no distrito de British Columbia, no oeste do país; no Canadá a posse de armas de fogo é amplamente regulamentada pelo governo federal
As informações são da Polícia Montada Real Canadense (PMRC)
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 11/02/2026) Nesta quarta-feira, 11, no distrito de British Columbia, no oeste do Canadá ao menos 10 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas em um ataque a tiros. O crime aconteceu em uma escola de Tumbler Ridge, uma cidade com população de cerca de 2.400 habitantes.
As informações são da Polícia Montada Real Canadense (PMRC) após os disparos na Escola Secundária Tumbler Ridge, um dos atentados mais letais da história recente do país.
As autoridades evitaram divulgar detalhes sobre a identidade ou a idade das vítimas, mas não descartaram que estudantes e membros do corpo docente estejam entre os mortos.
A suspeita de ser a autora dos disparos também foi encontrada morta, vítima de um ferimento autoinfligido, comunicou a polícia, acrescentando que acreditava não haver mais suspeitos nem que houvesse uma situação de ameaça pública.
Um alerta policial enviado para celulares na área descreveu a pessoa responsável pelo ataque como uma "mulher de vestido e de cabelos castanhos". O superintendente de polícia, Ken Floyd, confirmou posteriormente que a pessoa descrita no alerta era a mesma suspeita encontrada morta na escola. A polícia disse saber a identidade dela, mas não divulgou nome, idade ou gênero.
'Todos conhecemos as vítimas'
Embora detalhes sobre as vítimas ainda não tenham sido revelados pelas autoridades canadenses, todos na cidade, que tem 2.400 habitantes, sabem quem elas são, afirmou o vereador Chris Norbury, que deu entrevista ao vivo para o programa Today da BBC Radio 4.
"Aqui, não trancamos as portas", disse. "É uma comunidade incrivelmente segura. Não precisamos nos preocupar com crimes aqui."
Ele conta que foi até a escola secundária e viu os serviços de emergência bloqueando a entrada. "Temos apenas três viaturas policiais na cidade, somos muito pequenos. Nos conhecemos, todos conhecemos as vítimas. São nossos amigos e filhos de nossos amigos."
Investigação
Em entrevista coletiva, o superintendente-chefe da polícia, Ken Floyd, disse que ainda é cedo para determinar a ligação entre a escola e a casa onde os mortos e feridos foram encontrados.
"Acreditamos que estejam conectados, mas não podemos afirmar com certeza neste momento, nem qual seria essa ligação."
Ele também afirmou que não é possível dizer se o número de mortos aumentará, já que muitas vítimas ainda estão recebendo atendimento médico. "A cena foi muito dramática", acrescentou.
O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, afirmou que o o fato de os policiais terem chegado ao local em dois minutos após o chamado para os serviços de emergência pode ter salvado vidas.
A resposta rápida impediu que uma "tragédia devastadora fosse significativamente pior", disse ele, observando que os policiais se colocaram em risco ao entrarem correndo na escola. "É um trabalho heroico, e sou muito grato", disse Eby.
A escola
Uma página oficial na internet do distrito da Colúmbia Britânica sobre a escola secundária a descreve como uma instituição pública com 175 alunos matriculados da 7ª série (de 12 e 13 anos) até a 12ª série (de 17 e 18 anos).
A escola, portanto, recebe estudantes de um perfil equivalente tanto ao ensino fundamental quanto ao ensino médio no Brasil.
Tanto a escola alvo do ataque quanto outra na mesma região permanecerão fechadas durante o resto da semana. A polícia segue realizando buscas em residências próximas.
A posse de armas no Canadá
No Canadá, a posse de armas de fogo é amplamente regulamentada pelo governo federal, e as leis são mais rigorosas do que na maioria dos estados americanos.
No Canadá, elas devem ser mantidas trancadas e descarregadas. Qualquer pessoa que deseje comprar uma arma também está sujeita a extensas verificações de antecedentes criminais.
Desde 2022, ainda está em vigor um congelamento nacional da posse privada de todas as armas de fogo de cano curto.
Apesar disso, há um número considerável de pessoas em todo o país que possuem armas, principalmente em áreas rurais.
No passado, o Departamento de Justiça do Canadá relatou que a Colúmbia Britânica — onde está localizada a escola alvo do ataque — possui a maior taxa de posse de armas de fogo curtas do país.
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou nas redes sociais que estava devastado. "Uno-me aos canadenses no luto por aqueles cujas vidas foram irreversivelmente alteradas hoje, e em gratidão pela coragem e altruísmo dos socorristas que arriscaram suas vidas para proteger seus concidadãos", escreveu.
O gabinete de Carney comunicou que ele suspendeu uma viagem planejada para Halifax, na Nova Escócia, e uma outra para o sul da Alemanha, onde participaria da Conferência de Segurança de Munique.
( da redação com informações e textos de agências. Edição: Política Real)