COMENTÁRIO DO DIA: Fachin e sua chance histórica
Ouça o comentário da Política Real
Publicado em
(Brasília-DF, 28/01/2026) A manhã começou com sol no centro da Capital do Brasil. Manhã começou com 19ºC e deverá chegar a 29ºC no centro da Capital do País.
Existe risco de chuvas, mais tarde.
Haverá reunião de lideres partidários na residência oficial da presidência da Câmara dos Deputados.
No Senado nada de mais!
O presidente Lula terá uma agenda intensa na Cidade do Panamá por conta do Fórum Econômico Internacional da América Latina.
No Supremo, o ministro Alexandre de Moraes é o encarregado por decisões liminares até o final do mês.
O mercado nos impressiona a cada dia com recordes na B3, tudo por conta de investimentos externos no país e face a desvalorização do dólar!
E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Nada como o tempo e o vento, como dizia Érico Veríssimo. Quem me acompanha lembra que disse, lá em setembro de 2025, sobre a gestão do gaúcho que se fez no Paraná, Edson Fachin, como chefe do Supremo Tribunal Federal.
Os sulistas tem problemas com o protagonismo nacional. O último a fazer vez foi Getúlio Vargas.
É bom lembrar que Fachin vai ficar à frente da Corte até outubro de 2027. Fachin não é homem de turma e o Supremo tem suas turmas.
Neste caso do Banco Master, ele fez uma defesa do Supremo, depois fez uma defesa do ministro Dias Toffoli e agora faz defesa que o caso Master saia do Supremo Tribunal Federal e vá para Justiça Federal.
O Supremo marcou época na pandemia do covid-19 e na tentativa de golpe de Estado. Independente de seu ranger de dentes, o mundo jurídico mundial sabe daquelas relevâncias, Tempos difíceis, decisões difíceis.
O caso do Banco Master não tem decisão difícil. Fachin ainda tem a oportunidade para calar a boca daqueles que avaliam que os sulistas tem dificuldades para o protagonismo nacional.
Não se pode tudo no mundo dos muito poderosos, mas tem momento que o possível é o máximo que se pode ter.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.
( da redação)