Presidente Kast, do Chile, no Panamá – agradece encontro com Lula e diz que compromissos em segurança, progresso econômico e redução da pobreza são fundamentais na América do Sul
Publicado em
(Brasília-DF, 28/01/2026) O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, um notório aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou nas redes sociais, logo após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro bilateral na Cidade do Panamá, que estava agradecido a Lula pelo encontro e que eles iriam focar em compromissos na segurança, progresso econômico e redução da pobreza pois são fundamentais na América do Sul.
“A América do Sul enfrenta enormes desafios em segurança, progresso econômico e redução da pobreza, e a cooperação entre os Estados Chile e Brasil pode liderar a mudança que nossa região precisa. Agradeço o encontro construtivo com o Presidente Lula”, disse.
Kast fez publicação em redes sociais antes do presidente Lula fazer divulgação ou o Itamaraty divulgar nota à respeito.
Imagem do encontro bilateral Brasil e Chile
No passado
Em 2018, ao comentar a decisão de Bolsonaro de nomear o então juiz Sérgio Moro para o cargo de ministro da Justiça, Kast afirmou que "Lula é corrupto, não uma vítima" — Lula tinha sido preso por decisão de Moro.
"A elite de esquerda ainda não entendeu nada: nomear o juiz Moro não é uma recompensa, mas uma decisão política para combater a corrupção de forma rigorosa. Uma recompensa seria nomear juízes que não cumprissem suas funções, como aconteceu no Chile", escreveu ele no X.
( da redação com informações de redes socias e BBC. Edição: Política Real)