31 de julho de 2025
ESTADOS UNIDOS CONTRA O MUNDO

Primeiro-ministro da Groelândia não descarta força militar dos EUA e diz que “precisamos estar preparados para todas as possibilidades”

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Jens-Frederik Nielsen é PM da Groelândia Foto: imagem de streaming

Com agências.

(Brasílla-DF, 20/01/2026).  Nesta terça-feira, 20, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, disse considerar improvável uma ação militar dos EUA contra seu território, mas que não descarta completamente essa possibilidade.

"É improvável que usem força militar, mas não está descartado também, o outro lado [EUA] deixou isso claro", afirmou. "Portanto, precisamos estar preparados para todas as possibilidades. Mas enfatizamos que a Groenlândia é parte da Otan, e que se houver uma escalada, também terá consequências para o mundo lá fora."

Nielsen disse que conversas sobre a aquisição da Groenlândia são inaceitáveis, e que seu governo teve boas reuniões com a Otan e seus aliados. Segundo ele, o território autônomo está "disposto a cooperar muito mais" com os EUA, tradicionalmente um aliado.

Falando mais cedo no parlamento em Copenhague, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse, referindo-se aos Estados Unidos, que o país está sendo ameaçado pelo seu aliado mais próximo, e que "o pior ainda pode estar por vir".

Trump deve partir nesta terça-feira, aniversário de um ano do seu segundo mandato, para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O cenário pode lhe dar a oportunidade de reduzir as tensões tão rapidamente quanto tentou alimentá‑las.

Numa entrevista coletiva desta terça, o americano disse que acredita que se chegará a uma decisão que deixará tanto a Otan quanto os EUA "muito felizes", embora tenha repetido que o seu país "precisa" da Groenlândia para garantir sua segurança. Líderes europeus deverão realizar na noite de quinta-feira uma cúpula de emergência em Bruxelas.

( da redação com informações da AP, AFP, DPA, DW. Edição: Política Real)