FMI revela projeções do PIB para 2026 mostrando que o Brasil só deverá crescer 1,6% bem menos que a média de estimativa dos países emergentes, que deverá ser 4,2%
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 20/01/2025). Nessa segunda-feira, 19, o Fundo Monetário Internacional( FMI) divulgou o seu IMF, que vem a ser o seu relatório de perspectivas da economia mundial.
O relatório revela que o crescimento global atinja 3,3% em 2026 e 3,2% em 2027, ligeiramente acima da previsão do relatório Perspectivas da Economia Mundial de outubro.
Investimentos em tecnologia, apoio fiscal e monetário, condições financeiras favoráveis e flexibilidade do setor privado estão compensando os efeitos dos realinhamentos da política comercial. Espera-se que a inflação diminua globalmente, mas retorne aos níveis-meta mais gradualmente nos Estados Unidos.
Uma reavaliação das expectativas no setor de tecnologia e o aumento das tensões geopolíticas são os principais riscos negativos. Os formuladores de políticas devem reconstruir o espaço fiscal, manter a estabilidade de preços e financeira, reduzir a incerteza e buscar reformas estruturais.
As projeções feitas pelo FMI mostram que o Brasil só deverá crescer 1,6%, bem menos do que o FMI projetou para 2025 que foi de 2,5%, acima da médica de crescimentos da América Latina. Os emergentes deverão crescer 4,2% em 2026, projeta p FMI.
Veja o comparativo:
( da redação com informações do blog do FMI. Edição: Política Real)