Fernando Haddad defende que Banco Central faça a fiscalização dos fundos de investimento e não a CVM
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 19/01/2026) O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, durante a entrevista ao UOL Nees na manhã desta segunda-feira, 19, ao elogiar o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, principalmente com relação ao escândalo do Banco Master, Haddad destacou que o BC deveria assumir a fiscalização dos fundos de investimentos, tarefa que atualmente é exercida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O ministro disse que apresentou uma proposta, que está sendo discutida no âmbito do Executivo, para ampliar o perímetro regulatório do Banco Central.
"Tem muita coisa que deveria estar no âmbito do Banco Central e que está no âmbito da CVM, na minha opinião, equivocadamente. O Banco Central tem que ampliar o seu perímetro regulatório e passar a fiscalizar os fundos.".
Para o ministro, há uma intersecção muito grande entre fundos e finanças. o que impacta até sobre a contabilidade pública, por exemplo. "A conta remunerada, as compromissadas, tudo isso tem relação com a contabilidade pública”, disse.
( da redação com agências. Edição: Política Real)