Lula, em coletiva, diz que tem respeito pelo Congresso, mas na hora que o PL da Dosimetria vir para mesa dele, vetará
"As pessoas que cometeram um crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra este país.", disse
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 18/12/2025) Nesta quinta-feira, 18, durante a coletiva de fim de ano para imprensa, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vetará o PL da dosimetria, aprovado na quarta-feira pelo Senado.
"Com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, a hora que chegar na minha mesa, eu vetarei", afirmou o presidente durante um café da manhã com jornalistas.
O projeto, aprovado por 48 votos a favor e 25 contra, reduz a pena de condenados pelos crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"As pessoas que cometeram um crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra este país."
Se de fato for vetado, o Congresso ainda pode derrubar o veto de Lula depois.
"O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o direito de vetar, eles têm o direito de derrubar o meu veto", afirmou Lula.
Se for à frente, o projeto pode beneficiar Bolsonaro e outros condenados por tentativa de golpe de Estado e crimes ligados a ameaças ao Estado Democrático de Direito.
Bolsonaro foi condenado em setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
( da redação com informações de redes sociais e agências. Edição: Política Real)